terça-feira, 1 de novembro de 2011

Zoológico de Piracicaba inaugura o “Cemitério dos Extintos” nesta quarta (02/11)

Nesta quarta-feira (02/11) – Dia de Finados, quem visitar o Zôo de Piracicaba vai se surpreender.    

O “Cemitério dos Extintos” será inaugurado na quarta-feira (02/11) - Dia de Finados, no Zoológico de Piracicaba, a partir das 11hs, na frente do Recinto dos Pequenos Felinos / Leões.
Apesar do tema surpreendente, o “Cemitério dos Extintos” foi criado com o objetivo de sensibilizar as pessoas quanto á extinção das espécies, fazendo uma relação com os animais extintos e também com os ameaçados de extinção. Os animais que estarão representados no “Cemitério” são vítimas de ações provocadas pelo ser humano.
A destruição do habitat é um dos motivos mais graves, onde muitos animais acabam migrando para outras áreas e sendo vítimas de predadores naturais ou urbanos, caça, atropelamento, escassez de alimento, etc.
O “Cemitério dos Extintos”, explica Marianna Curi, veterinária do Zoológico de Piracicaba, - “é uma exposição permanente, localizada na frente dos felinos (pequenos felinos e dos leões), onde os visitantes poderão observar as lápides com as seguintes informações: nome, nome científico, distribuição geográfica e o ano em que foram extintos".
O Cemitério possui 05 (cinco) lápides, divididas em:
03 (três) covas fechadas representando os animais extintos entre eles:
. Lobo da Tasmânia (Thylacinus cynocephalus), nativo da Tasmânia, extinto em 1944,
. Dodo (Raphus cucullatus), uma ave nativa da África, extinta em 1693,
. Ararinha azul (Cyanopsitta spixii), ave brasileira, nativa da Bahia, extinta em 2002.
. 02 covas abertas representando:
- Onça Pintada (Panthera onça), ameaçada de extinção, que pode ser a próxima a ser enterrada e a fazer parte da lista dos animais extintos.
- Uma cova aberta mostrando quem poderá ser o próximo extinto, representado por um espelho, no qual o visitante verá sua própria imagem.

OBSERVAÇÃO: É sempre bom lembrar que se trata de uma representação simbólica das covas, e não possuem animais ou ossadas enterradas no Zoológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário