sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Crianças aprovam o Recicanto criado pelo NEA”


Inaugurado na manhã desta nesta sexta-feira, 19/10, no Parque Paraíso da Criança - o RECICANTO.  O secretario da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- SEDEMA, Rogério Vidal, prestigiou o evento promovido pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental – Sedema e exaltou a importância da criação de espaços múltiplos como este para auxiliar o trabalho de Educação Ambiental. “–” “Com este novo espaço diversificado agregado ao Zoológico Municipal estamos ampliando a possibilidade para receber visitantes e alunos das escolas para o que poderão vivenciar várias atividades sócio educativas num mesmo lugar”.
Os alunos da Escola Mário Chorilli foram recepcionados no quiosque do Parque Paraíso da Criança pela equipe do NEA para a sensibilização. Depois seguiram para conhecer a composteira, e puderam colocar a “mão na massa”, aliás na terra, para o plantio de hortaliças e temperos. No final, ainda levaram uma mudinha cada um.
O RECICANTO é o resultado de um projeto iniciado em 2008 com a criação de uma composteira com resíduos do próprio Zôo, cuidada desde o início com muito carinho e dedicação pela Celise Romanini do NEA e pelo Sr. Cícero, um dos mais antigos funcionários da Sedema.
Este ano a Sedema construiu, próximo a composteira, um novo espaço para colocar os coletores de resíduos como: pilhas, baterias, lâmpadas, óleo de cozinha usado e recicláveis.
Os estagiários do NEA aproveitaram os materiais coletados como pneus,
garrafas pet e tubos para construir hortas através do composto orgânico, resultado da composteira. 
No início deste mês foram colocados os coletores de água de chuva e implantadas as hortas verticais pelo grupo Iandé.
As sementes da horta, ferramentas estão sendo doadas pela Ong Inmed Brasil em Piracicaba, uma instituição que atua junto às escolas com o projeto “Horta nas Escolas”. Representada no evento pela Graça do Carmo, a instituição trabalha junto às escolas para construção de hortas com o objetivo de melhorar a alimentação.
Durante este tempo, a equipe de educadores do NEA promoveram simultaneamente uma sensibilização dos funcionários do zoológico e parque Paraíso da Criança quanto ao descarte correto dos resíduos e reuso desses quando possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário