Essa academia é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico que tem como objetivo estimular o sistema nervoso central, fortalecer a musculatura, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e a mobilidade das articulações, melhorar a flexibilidade e a coordenação motora, além de estimular a autoestima e a socialização.
O vereador André Bandeira que também é cadeirante, elogiou a iniciativa que, segundo ele, é importante para estimular as pessoas com deficiência não habituadas a se exercitarem, para que compartilhem de momentos de lazer e atividades físicas. “É mais uma conquista e Piracicaba serve de exemplo para outros municípios, que podem adotar a mesma prática”.
Segundo Daniel Mizuhira, técnico da equipe de paradesportos de Piracicaba, ainda não havia na cidade um espaço para os deficientes se exercitarem. “Além de estar localizada em um espaço privilegiado e arborizado como o Parque da Rua do Porto, a academia democratiza o acesso ao lazer e esporte”.
O prefeito Barjas Negri diz que entregar a academia é motivo de alegria, pois “ao mesmo tempo estamos garantindo que os cadeirantes contem com local adaptado especialmente a eles e colocando a acessibilidade na agenda de governo. Todas as escolas, praças e centros de lazer construídos nesta administração, são implantadas melhorias para facilitar o acesso dos deficientes”.
O secretário de Esportes afirmou que ao entregar a academia, a administração garante, sobretudo, uma nova etapa no processo de inclusão dessas pessoas. “Com equipamentos totalmente adaptados, os usuários poderão se exercitar com segurança, adotando um estilo de vida saudável através da prática de atividades físicas”. Para Rogério Vidal, o ganho com esta academia é incalculável, principalmente em relação à promoção à saúde e prevenção às doenças.
Fonte - CCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário