sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Zôo promove o Dia do Lobo Guará


A equipe do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/ SEDEMA promove neste sábado (20/10) o Dia do Lobo Guará no quiosque do Zoológico Municipal.
O evento acontece das 9hs. às 11h30min e das 13h00minhs às 15h30min.  Faz parte das comemorações do Dia do Lobo Guará e, entre outras atividades, os visitantes poderão participar da “Hora do Conto”, assistir vídeos sobre o Cerrado, sobre o Lobo Guará e ainda participar das oficinas de Pintura de Rosto, Pintura de Mascaras. As atividades incluem ainda a visita ao Museu dos Animais Taxidermizados (embalsamados) para conhecer o lobo Guará.

LOBO GUARÁ:
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

O Lobo Guará, nome popular do Chrysocyon brachyurus, quer dizer “animal dourado de cauda curta”. É chamado Guará porque em tupi-guarani, a língua dos indígenas, guará significa “vermelho.
É o maior canídeo da América do Sul, a fêmea pode medir até 90 cm e o macho, 95 cm, aproximadamente, da ponta do focinho até a ponta do rabo, 1,45m. Pode ser encontrado na América do Sul, principalmente no Brasil, no Paraguai, na Bolívia e na Argentina.
No Brasil, podemos encontrar o lobo guará nas seguintes regiões: Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina.
Estima-se que o Lobo Guará, viva 16 anos, pesa em média 25 kg e anda 30 km por noite caçando. Alimenta-se principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos. Preferem a noite para caçar.
Suas pernas compridas e ágeis, facilita para a subida em morros e montanhas. Essa característica física favorece também os saltos no momento da caça.
É uma espécie de hábitos solitários, não formando alcatéias como fazem outras espécies de lobos.
A gestação da fêmea dura, em média, 68 dias. Ela dá cria de 4 a 6 filhotes
Doenças transmitidas por cães domésticos, atropelamentos e derrubada de matas são os principais motivos que estão provocando a extinção destas espécie animal.
É um mamífero de comportamento tranquilo, porém pode atacar para defender-se em situações de ameaça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário