quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Feriado de Finados – Cemitérios Municipais


Como acontece todos os anos no Dia de Finados, um grande número de pessoas deve visitar os cemitérios da Saudade e da Vila Rezende, administrados pela Prefeitura, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente - Sedema.

Segundo Luis Mazzero, chefe de setor de cemitérios, a expectativa é de que cerca de 25.000 pessoas visitem o cemitério da Saudade e 18.000 para o cemitério da Vila Rezende.
Segundo Mazzero, nas duas semanas que antecederam o feriado, foram executadas um mutirão de limpeza, capinação manual na parte interna dos cemitérios e capinação mecânica e poda em todo o entorno.  Além disso, a Sedema executou também a pintura de guias e sarjetas na parte interna dos cemitérios.
O cemitério da Saudade, localizado na Avenida Piracicamirim s/n, foi fundado em 1872 e possui 15 mil sepulturas nos passou por várias intervenções nos últimos anos entre elas a reconstrução e pintura do muro do Cemitério da Saudade por artistas plásticos, iluminação do muro, pintura do portão principal, reforma da capela e a construção do ossuário, instalação de concertina e rampas de acessibilidade.
No cemitério da Vila Rezende existe 9000 sepulturas registradas, fundado em 1976, está localizado na Avenida Marechal Costa e Silva, 44 (próximo ao Zoológico Municipal).
Entre as obras executadas estão reforma dos três velórios, nos banheiros, instalação de pias nas cozinhas, terraplanagem, reconstrução de guias e sarjetas e pavimentação interna, colocação de guias e sarjetas, revisão hidráulica e elétrica, além das adequações de rampas de acesso para portadores de deficiência e pintura geral.
Os portões estarão abertos a partir das 6h e 30 min. e o fechamento às 18 horas.
A regularização da venda de flores nos Cemitérios Municipais passou a ser responsabilidade da Secretaria Municipal do Trabalho e Renda, a partir da publicação do Decreto 13109/2009.
As autorizações são emitidas pela SEMTRE para ponto fixo, se houver interessado, e para ambulantes eventuais, que trabalham somente em dias especiais.
Para atribuição dos pontos (14 pontos no Cemitério da Saudade e 10 no Cemitério da Vila Rezende), a SEMTRE segue os ditames da Lei Complementar 178/2006, regulamentada pelo Decreto acima citado.
Para o Dia de Finados existem:
No Cemitério da Saudade: 02 ambulantes de ponto fixo (que trabalham o ano todo) e 11 (onze) ambulantes eventuais autorizados para exercerem a atividade de comércio de flores naturais, artificiais e similares;
No Cemitério da Vila Rezende: 09 ambulantes eventuais para exercerem a atividade de comércio de flores naturais, artificiais e similares.

Informações
Cemitério da Saudade : Avenida Piracicamirim, s/n – Fone 3426-6272

Cemitério da Vila Rezende – Avenida Marechal  Costa e Silva, 44 – Fone 3421.1745

Nenhum comentário:

Postar um comentário