segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Balanço do Arrastão Ecológico


O Rio Piracicaba passou por momentos difíceis pela redução da água em virtude da estiagem, resultando na mortandade de milhares de peixes. Este episódio triste resultou em um forte atrativo para que a população participasse com mais vontade e energia do 20º Arrastão Ecológico, realizado na manhã de sábado, dia 15, às margens do Piracicaba. O evento acontece anualmente e tem o apoio das secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e a de Turismo.

Em cerca de 4 horas os voluntários recolheram 1540 quilos de lixo reciclável, constituído em sua maior parte por pneus, plástico, metais e papelão, envolvendo 700 pessoas, segundo a organização. O prefeito Gabriel Ferrato, os secretários municipais Rogério Vidal, da Defesa do Meio Ambiente e Rose Massaruto, Turismo, o deputado estadual, Roberto Moraes, grupos de escoteiros, voluntários e representantes da iniciativa privada, participaram do evento.
Paralelamente ao arrastão aconteceu a Campanha RIO VIVO, realizada pela equipe do Nucleo de Educação Ambiental – NEA/ Sedema e Setur, com o objetivo de estimular a consciência ambiental com práticas educativas e o turismo sustentável. Uma das práticas da Campanha aconteceu com a realização da “Trilha do Rio”, uma caminhada monitorada de observação ao longo do curso do Rio Piracicaba, onde monitores do NEA abordaram vários temas relacionados ao Rio Piracicaba, inclusive sobre a escassez da água e a forma de usá-la de modo consciente.
O coordenador do evento, José Carlos Masson, explicou que o Arrastão tem a finalidade de chamar a atenção de crianças, jovens e adultos para a conscientização dos cuidados com nossos recursos naturais e atentar as necessidades da preservação do Rio Piracicaba. “A participação é uma maneira de sensibilizar a população para que faça uma reflexão, para melhorar a qualidade de vida e do meio ambiente”.
Masson ressalta que a quantidade de lixo recolhido às margens do Piracicaba é o que menos importa. “Só o fato de a cada ano estar aumentando a participação de voluntários e da iniciativa privada, é motivo para comemorações. É isto que pretendemos, ampliar o leque da mobilização e acredito que estamos alcançando esta meta”.
O secretário de Defesa do Meio Ambiente destacou o caráter simbólico do arrastão. “Independente de quantidade de lixo recolhido, a limpeza e cuidado com o Rio Piracicaba, deve ser uma ação constante, com as pessoas se conscientizando da necessidade de se evitar o desperdício de água e não jogar objetos poluentes em toda sua margem. O secretário lembrou que não basta deixar de jogar lixo nas margens do Rio, em qualquer ponto da cidade se descartarmos qualquer material, na rua, na sarjeta, nos bueiros, a correnteza acaba trazendo para o rio. ”
Segundo Rogério Vidal, descarte irregular deste material não se justifica: a Sedema dispõe de ecopontos para onde podem ser depositado  os resíduos da construção civil (entulho) , além de disponibilizar coleta seletiva na cidade toda e ainda o Programa CataCacareco, que recolhe móveis velhos. - “Portanto, a população hoje tem inúmeras opções para descartar seu lixo, seja ele doméstico ou reciclável”.           A mesma linha de raciocínio tem a secretária de Turismo, para quem as margens do Piracicaba devem ser utilizadas de forma responsável, para que ele continue sendo uma atração turística e essa união entre Poder Público, população e iniciativa privada, é importante nesse momento”.
O prefeito Gabriel Ferrato disse que  infelizmente o Arrastão neste ano, acontece em um momento triste que foi a mortandade de peixes e a baixa vazão do rio. Mas “a população piracicabana mostrou que está mobilizada em torno de seu rio. Essas iniciativas são importantes para o futuro das próximas gerações. Temos que tomar decisões agora para preservar o rio. O Poder Público está fazendo sua parte e Piracicaba está com 98% do esgoto coletado tratado e neste semestre deve chegar a 100%”.

Mortandade de peixes

A Secretaria de Defesa de Meio Ambiente (Sedema) encerrou na sexta-feira os trabalhos de retirada dos peixes mortos no Rio Piracicaba. A empresa Ambiental, responsável pela limpeza da cidade, retirou 6.610 quilos de peixes e demais objetos (garrafas, pneus e plásticos) jogados no rio.
O serviço começou na manhã de quinta-feira. Os peixes foram levados à Área de Transbordo e Triagem (ATT), do Pau Queimado e serão encaminhados aos aterros licenciados, que já recebem o lixo doméstico de Piracicaba.

Portanto, somando-se as duas ações foram retirados do Rio Piracicaba 8.150 quilos entre peixes mortos e sujeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário