segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Primeiro Plante Vida do ano aconteceu na área verde do Bairro Noiva da Colina

No ultimo sábado (22/02) aconteceu o primeiro PLANTE VIDA do ano de 2014. Lançado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente-SEDEMA, através do Núcleo de Educação Ambiental – NEA da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – SEDEMA, o programa encerrou o ano de 2013 com mais de 34 mil árvores plantadas.



O Plante Vida busca, através da participação dos pais no plantio de novas árvores,  sensibilizar a população sobre a importância das árvores na vida das pessoas.
O plantio coletivo deste último sábado, foi o segundo realizado na área verde do Bairro Noiva da Colina onde ipês e contou com a presença dos pais e familiares das crianças que aderiram ao programa e optaram pelo plantio em área pública. O evento contou também com a presença do Prefeito Gabriel Ferrato, do secretário de Meio Ambiente, Rogerio Vidal; Diovaldo Pizzinato diretor e o gestor adminstrativo Márcio Caitano da Santa Casa e Fernando Volpato Mendes, membro do comitê de responsabilidade social da Unimed parceiros do programa desde o lançamento do programa em 2007.
Entre junho de 2007 quando o programa foi lançado até agora e o programa contribuiu com o plantio de 35.500 novas árvores em muitos pontos da cidadepais são convidados a aderir o programa  pelos parceiros da Sedema nas maternidades, mas a adesão é opcional.
Aos pais que aderem ao programa, o NEA oferece algumas opções: retirar a muda e realizar o plantio em área particular (quintal, chácara), plantio em calçada realizado com assistencia da Sedema ou em áreas públicas quando acontece o plantio coletivo. Cristiane Caitano, mãe da pequena Lorena, de três anos, fez questão de comparecer a este plantio. Na época quando recebemos a cartinha para o plantio da árvore da Lorena não pudemos comparecer e então viemos agora. Acho muito importante esta ação para o futuro dos nossos filhos, comentou Cristiane.

PLANTE VIDA
Ligado ao programa de arborização urbana da Sedema, “Piracicaba Mais Verde”, o Plante Vida prevê que, para cada criança que nasce na cidade seja plantada uma árvore, contribuindo para que o crescimento populacional da cidade seja acompanhado pelo crescimento da arborização.
DICAS
Aos pais que buscam as mudas para plantar em áreas particulares a SEDEMA dá as dicas de como plantar:
A melhor forma de plantar, começa com a escolha da espécie da árvore  e seu tamanho: muda superior a 1,80m de altura para calçadas;
 - A cova onde será plantada deve medir 1m de diâmetro, 0,50m de largura e 0,60m de profundidade;
 - A muda precisa ficar com o “colo” (a junção do caule com a raiz) no nível da superfície do solo;
 - O saco plástico ou embalagem onde está plantada deve ser retirado com cuidado para não prejudicar as raízes;
 - Colocar sarrafo de madeira (tutor) com 3m de altura enterrando 0,50m ao lado da muda, para garantir apoio e um crescimento ereto;
 - Preencher a cova com terra preparada (terra, esterco e adubo mineral);
 - A cova deve ser fechada apertando a terra com os pés;
 - Amarre a muda ao tutor com uma tira de borracha, em forma de oito, não deixando que a planta encoste-se à estaca (tutor);
 - Regue a muda com bastante água para assentar a terra e facilitar o “pegamento”;
IMPORTANTE: Não impermeabilizar a cova em torno da muda para não “sufocar” a árvore.

AVISO FOTOS


PAIS QUE PARTICIPARAM DO PLANTIO E QUEREM GUARDAR FOTOS TIRADAS DURANTE O EVENTO DEVE PROCURAR O NUCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL -NEA, LOCALIZADO NO PARQUE DO MIRANTE, NO LOCAL ONDE FUNCIONAVA O RESTAURANTE. BASTA LEVAR UM PEN DRIVE OU CD PARA GRAVAR AS FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário