segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Soltura de Peixes no Rio Piracicaba

Na última sexta-feira, (31/01) aconteceu a soltura de 50 mil peixes da espécie Curimbatá, no rio Piracicaba, no reservatório da usina de Barra Bonita. O evento foi realizado em um rancho situado no condomínio Tamanduá, no município de Santa Maria da Serra (SP).
A ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da empresa AES Tietê em parceria com a prefeitura dos municípios de Piracicaba e de Santa Maria da Serra. O evento aberto à população, contou com a presença de profissionais da AES Tietê, do Secretário de Meio Ambiente de Piracicaba, Rogério Vidal e também de representantes do poder público local.
A soltura faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da AES Tietê, que prevê o repovoamento de 2,5 milhões de peixes nativos por ano ao longo dos rios Tietê, Pardo, Grande e Mogi Guaçu, onde estão instaladas as usinas hidrelétricas que a empresa opera no interior de São Paulo, e seus afluentes. Os alevinos, com tamanho entre 10 e 15 centímetros, foram soltos com o auxílio da população, que recebeu orientações sobre a preservação do meio ambiente.
O objetivo do evento é preservar as espécies nativas de peixes e promover o equilíbrio do ecossistema. A soltura de alevinos também traz vantagens à pesca profissional e amadora, contribuindo para melhorar as condições das populações ribeirinhas.
O Programa de Manejo Pesqueiro da AES Tietê conseguiu retirar o Pacu da lista de animais ameaçados de extinção. E, desde o início do ano passado, está reintroduzindo na natureza a Piracanjuba, espécie extinta do rio Tietê há mais de 30 anos.


Fonte CCS Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário