quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

COLETIVA - 20o. ARRASTÃO ECOLÓGICO

Na tarde desta quinta feira (13/02), os secretários Rogério Vidal (Meio Ambiente), Rose Massaruto (Turismo), José Carlos Masson, coordenador do evento, a bióloga Elisabeth Salles Nunes do Núcleo de Educação Ambiental- NEA/SEDEMA, Luis Fernando Magosi responsável pelos passeios de barco, receberam a imprensa para apresentar a programação da 20ª edição do Arrastão Ecológico pelo Rio Piracicaba que acontece neste sábado, 15/02 a partir das 9 horas.
O evento é realizado anualmente com a finalidade de chamar a atenção de crianças, jovens e adultos para a conscientização dos cuidados com nossos recursos naturais e atentar as necessidades da preservação do Rio Piracicaba. Segundo o coordenador José Carlos Masson, o Arrastão envolve diversos segmentos preocupados em criar compromisso e estabelecer atitudes benéficas em defesa da natureza e também desarmar a degradação do meio ambiente.
O secretário Rogerio Vidal aproveitou a oportunidade e comentou que este ano o Arrastão tem uma importância ainda maior com a situação extrema em que passa o rio, maior cartão postal de Piracicaba que, em razão da estiagem atípica, fez com que a vazão caísse para menos de 14m3/s.
Sobre o evento, Vidal lembrou também cada de nós pode auxiliar, através de atitudes conscientes para diminuir a presença de resíduos no rio como: pneus, pets e até móveis velhos, que são jogados no rio e que agora com a estiagem tem ficado à mostra. Segundo o secretário, ”- estes descartes não se justificam. A Prefeitura possui uma Central de Resíduos, localizada no bairro Ondinhas, que recebe pneus, pilhas, baterias, lampadas fluorescentes, eletro eletrônicos. Além disso, existem mais de 15 pontos na cidade para o descarte correto destes resíduos (pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, eletro eletrônicos). Outros como móveis, geladeiras e eletrodomésticos, podem ser descartados através do Programa Cata Cacareco. A Prefeitura recolhe estes resíduos dentro da residencia, sem custo nenhum, bastando fazer a solicitação através do SIP 156.”
O Arrastão Ecológico é um evento aberto a toda população e tem o apoio das secretarias municipais de Turismo e a de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). A partida será da Rua do Porto, a partir das 9 horas e o final no Rancho do Roncato. Os participantes receberão instruções de procedimentos na saída do evento e todo lixo coletado pelos participantes será colocado em sacos plásticos com destino de separação para reciclagem.

Contamos com a presença de todos

Mais informações pelos telefones:
3417-9494 – Núcleo de Educação Ambiental – NEA/SEDEMA

3403-1368 – Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário