sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Esporte Clube Vera Cruz firma parceria com projeto Horta Comunitária

A comunidade do Jardim Algodoal acaba de ser contemplada com o projeto de Horta Comunitária. Instalada ao lado do campo de futebol do Esporte Clube Vera Cruz, essa é a terceira horta em formação a partir do projeto idealizado pelo prefeito Barjas Negri. O objetivo é oferecer áreas para o plantio de alimentos que possam gerar renda à famílias que necessitam e, de quebra, evitar invasões em áreas públicas e descarte de lixo nesses locais.


De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, "A parceria da Sema visa a expansão do projeto para diversas comunidades de Piracicaba, sempre com apoio e orientação de técnicos da pasta, pois formação de hortas são ótimas oportunidades de renda para as comunidades".

A ideia gerou movimentação entre os dirigentes do Clube Vera Cruz e moradores da região. Em menos de uma semana, o local recebeu apoio da Sema, que executou a limpeza e retirada de entulho, gradeação da terra e formação de canteiros. A próxima etapa será a instalação das estroncas de eucalipto no entorno da horta para fechamento e o plantio de hortaliças como alface, almeirão, chicória, couve, rúcula, pimenta e algumas espécies frutíferas, como banana e mamão.

De acordo com o vice-presidente do Vera Cruz, Carlos Alexandre Henrique (Chicão), o clube possui área total de 39 mil metros e foi reservado um terreno em local plano para a formação da horta, com cerca de 500 metros. Ele explicou que parte da renda será revertida para crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos que participam do projeto "Meninos do Vera" - das categorias de base, sub 11 e sub 15.

O plantio e o cuidado da horta serão elaborados pelo casal Romero Oliveira Alencar e Maria Laurismar dos Santos, voluntários e moradores da região. Acostumado ao trabalho na roça e atualmente desempregado, o casal pretende formar a horta com diversas espécies de hortaliças e com o apoio técnico da Sema. Empolgado com a oportunidade, Romero disse que essa é uma forma de manter o espaço limpo e produtivo. "Sempre trabalhei com a terra e terei o maior prazer em cuidar desse espaço que servirá de exemplo para outras comunidades interessadas em cultivar", afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário