sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Força tarefa para a limpeza do entorno do Córrego do Piracicamirim


A Prefeitura de Piracicaba, por meio de uma força-tarefa entre a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), a Defesa Civil e a Guarda Municipal finalizou ontem, 23/08 a limpeza na área verde no Jardim Maracanã, do entorno do córrego do Piracicamirim no trecho compreendido em mais de um km  entre as Ruas Frei Tomé de Jesus, Bento Ferraz de Arruda, Jacob Vagner e São Dimas.  Foram recolhidas 114, 24 toneladas.

Para esta ação, a Prefeitura conta com uma equipe de funcionários da Sedema, um caminhão e uma retroescavadeira. A Guarda Civil participou da ação para dar suporte e segurança à equipe, porque a área é considerada de risco pela Defesa Civil. Ali onde existem muitos pontos frequentados por usuários de droga. 


De acordo com Ludmar Romanini, do setor de Gerenciamento de Resíduos da Sedema, a exemplo das outras ações conjuntas de limpeza de córrego que a Prefeitura vem executando, desta vez também foram retiradas grandes quantidades de lixo doméstico, entulho de construção civil, móveis, roupas, galhos de árvore e pedaços de madeira. 

Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, quando estes resíduos são
descartados de forma irregular ou jogados diretamente nos córregos, causam grandes transtornos, muitas vezes eles são transportados pela água e entopem galerias, causando alagamentos, mau cheiro e poluição visual.

Romanini lembrou que a cidade possui uma rede bem estruturada para receber diferentes tipos de resíduos, então não se justifica, não há necessidade das pessoas descartarem os resíduos em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios. O município dispõe de coleta seletiva regular, uma Central de Resíduos e também 9 Ecopontos, e ainda mais de 10 pontos de recolhimento de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.”  









Nenhum comentário:

Postar um comentário