segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Conselho Consultivo de Ibicatu promove conversa com proprietários rurais


Na pauta a adequação ambiental das propriedades rurais

No sábado, 14/12 o Conselho Consultivo da Estação Ecológica Ibicatu promoveu uma roda de conversa “sobre a adequação ambiental das propriedades rurais”, com os proprietários rurais e também com a comunidade do entorno da reserva, considerada uma das mais importantes do Estado, que abriga espécies como o jequitibá-rosa e a peroba-rosa.
O encontro aconteceu no salão da Igreja do Bairro Serrote, fechando assim a programação de uma série de ações de educação ambiental promovidas naquele espaço durante o ano.
Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema e, membro do conselho falou da importância desse encontro que discutiu a adequação das propriedades rurais, a restauração florestal que os ruralistas têm de fazer e também sobre agroecologia e a certificação de produtos orgânicos - “nossa proposta é que esses fragmentos de mata se comuniquem e formem corredores ecológicos naquela região", afirmou o analista.

Uma outra questão discutida na reunião foi sobre a presença de javalis e javaporcos, um problema generalizado na região, debatido com Aracelis Piovezani da Silva Santos, da Sima – Departamento de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo para auxiliar a apresentar soluções para o manejo desses animais.
A roda de conversa sobre Ibicatu
contou com a presença do Padre Eugênio Pessato, da Paróquia da Nova Suíça; Álvaro Buso da Fundação Florestal que administra a Estação; Flávio Bertin Gandara da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Esalq/USP e  Denis Herisson da Silva, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento – CDRS/SAA- SP e Luã Trento, também da Esalq.



"Ibicatu é um importante campo de pesquisa da biodiversidade do estado",comentou Giovani Campos. Durante o encontro, as crianças e adolescentes presentes ao puderam participar de oficinas sobre criação de abelhas sem ferrão, fotografia.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário