segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O livro 'Floresta Estacional - Guia das Plantas da Mata Atlântica', tem capítulo sobre Jardim Botânico de Piracicaba


O prefeito Barjas Negri e o secretário de Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, receberam na tarde de quinta-feira (12), no Centro Cívico, o professor da ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros) Vinícius Castro Souza, um dos autores do livro 'Floresta Estacional - Guia das Plantas da Mata Atlântica', que conta com um capítulo de aproximadamente 20 páginas sobre o Jardim Botânico de Piracicaba, que está em fase de implantação.
“Historicamente, os Jardins Botânicos representam uma forma de aproximação da flora com à população local. No passado, quando a população mundial era predominantemente agrícola e as pessoas possuíam maior proximidade com a natureza, o papel destes jardins era trazer as novidades, representadas principalmente pelas plantas exóticas, provenientes de outros países”, disse o professor.
O prefeito Barjas Negri parabenizou-o pela inciativa e também pela qualidade da publicação. “Quero parabenizar o professor Vinícius pela qualidade e também pela importância do assunto que é o meio ambiente, e também por fazer referência ao nosso Jardim Botânico, que será muito importante para nossa cidade”, enfatizou.
Além de um exemplar do Floresta Estacional, Souza também entregou ao prefeito o livro 'Guia das Plantas do Cerrado', que mostra que o Brasil possui a maior diversidade do mundo. O livro traz mais de 1.400 fotos das plantas mais comuns do cerrado brasileiro.
O Professor Vinicius Castro de Souza, é biólogo e curador do Herbário da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz- Esalq, faz parte da Comissão Multidisciplinar para implementação do Jardim Botânico de Piracicaba, coordenada pela analista ambiental Juliana Gragnani, com apoio da arquiteta e urbanista Cláudia de Lima Nogueira, da engenheira agrônoma Clementina Rossin da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema e do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba (Ipplap). Também fazem parte da Comissão, João Neves Toledo, da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e Marcelo Machado Leão, da sociedade civil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário