sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Manutenção de áreas verdes pode ser afetada por emendas que retiram verba do Orçamento 2020

Emendas apresentadas à Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo vereador Láercio Trevisan pode comprometer a manutenção de áreas verdes, centros de lazer, campos de futebol de areia e praças de Piracicaba. As emendas propõem a retirada de R$ 3,5 milhões do Orçamento de 2020, que seriam destinados a esses serviços. Hoje, a cidade, que detém o título de município VerdeAzul, possui nada menos que 2.000 espaços verdes. Destes, 150 são centros de lazer, 129 são praças, como a José Bonifácio e Imaculada Conceição, 24 são parques, como o da Rua do Porto, além de 99 campos de areia para prática de esporte e lazer da população.
Somente uma das emendas propõe a retirada de R$ 3,3 milhões da Manutenção de Espaços Verdes. Nesse caso, segundo informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), os principais serviços prejudicados serão o corte de mato e de grama. Por exemplo, uma área que recebe manutenção mensal, passaria a receber o serviço a cada dois meses. Esses serviços, somados, representam a limpeza anual de 13 milhões de metros quadrados de área.
“É inevitável o prejuízo à população, principalmente no período de chuvas, quando há o crescimento acelerado da vegetação. E tem outro agravante. Quando se faz o corte de mato também é feita a limpeza do espaço, retirado lixo, como plástico, garrafas PET, que acumulam água e podem ser criadouros de insetos, como o Aedes”, reforça o secretário da Sedema, José Otávio Menten.
A aquisição de materiais para obras de manutenção nesses espaços também será prejudicada, como a compra de areia para campos de futebol, compra de luminárias – são mais de 4.500 nesses espaços públicos – para troca daquelas queimadas ou quebradas, conserto e pintura de calçadas e conserto e troca de brinquedos de parquinhos infantis.
Ainda segundo a Sedema, a retirada da verba também prejudicará a manutenção de funcionários nos Ecopontos, os tratadores de animais do Zoológico Municipal e do Viveiro de Mudas. Mais um serviço afetado será a limpeza de sanitários públicos, que estão em 21 pontos de Piracicaba, entre eles, espaços turísticos de grande movimento, como a Rua do Porto, que recebe cerca de 10 mil turistas nos fins de semana, Área de Lazer do Parque da Rua do Porto, Área de Lazer do Cecap, Parque de Santa Teresinha, Centro de Lazer do Piracicamirim, entre outros espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário