terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Sedema participa de ação do Cras com plantio de árvores

Clementina Rossin e José Carlos Masson da Sedema 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sedema, participou no sábado, 07/12 das Ações Comunitárias no Bairro Algodoal e em Ártemis promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em parceria com a Equipe Volante no Centro Comunitário Ártemis localizado na Praça João Alfredo, s/n com plantio de duas árvores no local.
A ação comunitária contou com estande de divulgação de diferentes serviços socioassistenciais, além de cadastramento e atualização de Cadastro Único, corte de cabelo e esmaltação de unhas, oficina de culinária, emissão da de primeira via de carteira de trabalho, aferição de pressão e glicoteste, distribuição de mudas de árvores, apresentações de flauta doce, de show de talentos, coral de jovens, hip hop, grupo de capoeira, zumba kids e escoteiros de Ártemis, além de pipoca, algodão doce, brinquedos infláveis e cama elástica.
Realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads),  além do Cras Vila Sônia e Equipe Volante, a ação contou com apoio da Central de Cadastro Único, do Centro de Artes e Ofícios (Caof), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Gerações, da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap) e das Secretarias Municipais de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Defesa do Meio Ambiente  (Sedema), Trabalho e Renda (Centro de Apoio ao Trabalhador - CAT), Saúde (Unidade de Saúde da Família (USF Artemis), Educação (Escola Municipal de Professor Décio Miglioranza), O evento contou também com apoio da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo e da Associação de Moradores de Artemis.
CRAS– O Cras está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica e presta orientação e informação para a população. Os Cras atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
EQUIPE VOLANTE - Realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e o Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), presta serviços de assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade social, que estão na zona rural ou em locais com barreiras de acesso. Escuta qualificada, realização de oficinas e palestras e encaminhamentos para diferentes políticas públicas estão entre os serviços realizados pela Equipe Volante.
O serviço, que pode ser chamado de Cras Volante, já que executa o mesmo tipo de trabalho dos Centros de Referência de Assistência Social, presta o atendimento em equipamentos próximos às comunidades atendidas, que são cedidos por parceiros, tais como centros comunitários e sociais, unidades de saúde e outros espaços de fácil acesso ao público, de acordo com a necessidade e possibilidade. As equipes volantes são referenciadas às unidades físicas dos Cras distribuídos pelo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário