sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Juco, urso-de óculos do Zoo, está de casa nova


O urso-de-óculos Juco está de casa nova no Zoológico Municipal de Piracicaba. Esta semana ele foi realocado para seu novo recinto, preparado para a espécie segundo as exigências do Defau (Departamento de Fauna), órgão do governo do Estado de São Paulo, e que segue o novo conceito do Zoo: é temático, com o objetivo de reforçar a educação ambiental, além de dar mais conforto ao animal.

De acordo com Thiago Vilalta, Juco foi transferido do Zoo de Sorocaba, no segundo semestre de 2018, e faz parte de um plano de manejo para proteger e evitar a extinção da espécie, que vive nas florestas de países como Chile e Bolívia, na América do Sul.


Juco será vizinho de frente dos macacos-aranha, que vivem em uma ilha no Zoo. O seu recinto passou por reforma completa, aprovada após várias vistorias do Defau. Lá, ele vai ter a sua disposição um grande ipê e um tronco, para escaladas, além de uma grande área com grama e terra e outras plataformas para escalar e descansar e um espaço coberto e isolado do público. Para se refrescar, Juco terá uma piscina em casa.

Vilalta conta ainda que o recinto conta com uma área de maternidade. “Um dos objetivos dos zoológicos é a preservação de espécies que estão em extinção na natureza. Juco poderá receber uma fêmea e esse espaço foi preparado para abrigar os bebês de Juco e sua companheira”, explica Thiago.


ADOTE UM RECINTO – O novo recinto de Juco foi adotado pela empresa TS, por meio do programa Adote um Recinto. Alguns recintos já foram revitalizados e outros estão à espera de parceiros.

A adoção, que pode ser feita por pessoa ou grupos de pessoas físicas ou jurídicas, consiste na execução de obras ou doação de materiais necessários para reforma ou revitalização. Para cada área ou recinto adotado haverá a permissão para a instalação de um anúncio de cooperação. No programa também está incluída a parceria para manutenção de mobiliário urbano e a conservação e preservação das áreas públicas dentro do complexo.

IMPORTANTE 

O Zoológico de Piracicaba é um importante espaço para reprodução em cativeiro, para evitar a extinção de espécies e também abrigar animais vítimas de maus tratos ou vítimas de atropelamento e incêndios em matas. Eles são tratados e, quando têm chances de sobreviver sozinhos, são reintroduzidos na natureza. Se não, são acolhidos e tratados.






SERVIÇO

O Zoológico Municipal de Piracicaba possui cerca de 340 animais, entre aves, répteis e mamíferos. Fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita. Telefone: (19) 3421-3425.

Nenhum comentário:

Postar um comentário