sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Viveiro ganha sala climatizada


O Viveiro Municipal de Piracicaba, inaugurou nesta quinta-feira (28), uma sala climatizada que recebeu o nome 'Ipê Branco'. O espaço, criado para proteger as sementes, conta com sistema de controle de umidade e temperatura, proporcionando eficiência de até 100% na germinação de cerca de 500 quilos de sementes de árvores que são coletadas pelas equipes do Viveiro.

As mudas criadas no Viveiro Municipal são utilizadas no plantio da área verdes da cidade, canteiros centrais da área urbana e também para recomposição de mata ciliar e recuperação de nascentes da cidade e região atráves da parceira com o Consoprcio PCJ
Viveiro de Piracicaba.
O secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Mentem, lembrou da história do viveiro de Piracicaba e incentivou os visitantes dos municípios vizinhos. “O Viveiro de Piracicaba tem mais de 25 anos, ele foi crescendo aos poucos, está sempre em evolução e com algumas parcerias que vem nos ajudando nesse processo. Hoje, talvez seja um dos viveiros públicos que mais produz mudas aqui no Estado de São Paulo. São mais de 120 mil mudas de espécie nativa produzidas por ano. “
Esse espaço que hoje estamos inaugurando é mais um exemplo de união do poder público e a iniciativa da sociedade civil e privada que vai melhorar a conservação e prolongar a qualidade e a vida das sementes mantendo a temperatura em torno de 20ºC, e a umidade relativa do ar em cerca de 14%".  
O secretário comentou também que o local deverá ser usado cada vez mais como um local de pesquisa e educação ambiental. O Viveiro Municipal localizado numa área privilegiada da cidade, com uma boa infraestrutura, é uma das três áreas escolhidas para o Jardim Botânico de Piracicaba. A segunda é um anexo ao Engenho Central e a terceira é o Parque Natural de Santa Terezinha.

Francisco Carlos Castro Lahóz, secretário-executivo do Consórcio PCJ comentou “Hoje foi o dia de comemoramos o conhecimento adquirido, Em 1991, nós fomos procurar em Itaipu essa experiência as nossas primeiras mudas foram importadas. E hoje, através de viveiros como esse de  Piracicaba, nós exportamos experiência. Podemos oferecer cursos como de hoje para as pessoas que estão chegando, mas já com a nossa experiência, nossas tecnologias, ou seja, nós criamos o nosso jeito de proteger as nascentes. É isso que nós temos que comemorar. É a Sedema, a Prefeitura de Piracicaba e as demais Prefeituras com uma única intenção. Garantir água para o futuro, encerrou.

A entidade é parceira do Viveiro para o fornecimento de sementes raras. "Coletamos sementes o ano todo. Algumas espécies que estão em extinção ou que são de madeira de lei, temos dificuldade para encontrar. A cabriúva, por exemplo, dá semente ano sim, ano não. A peroba rosa é outra árvore rara. Quando não conseguimos essas sementes, pedidos apoio do Consórcio PCJ", explicou Orlando Grillo, funcionário do viveiro.
Lahóz ressaltou que a entidade busca em todo o Brasil fornecedores dessas sementes para entregar ao Viveiro de Piracicaba. "O trabalho realizado aqui é extremamente bem planejado e é um exemplo para as cidades que têm Viveiro de Mudas e querem se aperfeiçoar e para as que querem instalar o seu", completou.
Segundo Mônica Salles, gestora de Comunicação e Sustentabilidade da Oji, a empresa apoia esse projeto e outras ações do Viveiro, porque era uma necessidade fundamental para a longevidade das sementes para a geração de mudas “temos que lembrar sempre para as pessoas os benefícios que as árvores trazem. E temos que fazer com que cada vez mais as pessoas se apaixonem e sejam gratas pelas árvores e tudo começa aqui nesse Viveiro.  

Produção
"Entre as árvores nativas e exóticas, temos 110 espécies aqui no Viveiro", explicou Clementina Rossin, coordenadora do Viveiro. Segundo o Consórcio, o Viveiro de Piracicaba é o principal parceiro da entidade na produção de mudas para ações de reflorestamento de matas ciliares nas Bacias PCJ, fornecendo 50 mil mudas nativas por ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário