quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Pets poderão passear no Parque da Rua do Porto

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) dá início, esse mês, a projeto-piloto que permitirá que pets possam passear pelo Parque da Rua do Porto. A decisão foi tomada pelo secretário José Otávio Machado Menten após reunião com técnicos de quatro secretarias da Prefeitura, além de uma pesquisa com usuários do local. A Instrução Normativa nº 001/2018 poderá ser revista caso, durante os 90 dias, a iniciativa seja considerada positiva.
Menten explicou que a intenção da Sedema é atender aos anseios da população. O secretário lembrou ainda que, em reportagem publicada em jornal local, o gestor público Hugo Nogueira Luz encabeçou um abaixo-assinado eletrônico pedindo a revogação da proibição de animais de pequeno porte entrarem no Parque da Rua do Porto. “Na época, o prefeito Barjas Negri pediu informações a respeito do assunto e ponderou que a Sedema estudasse o pedido, que é comum chegar até ele em reuniões nos bairros”, disse Menten.
A proposta da Sedema é de que de 1º de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020, os pets possam passear pelo Parque da Rua do Porto. Para isso, serão instalados banners e faixas orientando os proprietários de suas responsabilidades, principalmente o uso obrigatório das guias e a limpeza das fezes dos animais. Vale lembrar que o comportamento dos animais no Parque é de total responsabilidade de seus donos. Animais de grande porte e antissociais devem, por lei, fazerem uso de focinheiras para passeios.

OPINIÃO - Os usuários do parque poderão dar sua opinião, durante a semana, pelo telefone SIP 156 sobre a permanência dos pets no Parque da Rua do Porto. “Trata-se de um espaço público e as pessoas têm o direito de opinar sobre o convívio no mesmo espaço. Queremos ser o mais transparente possível e precisamos da opinião de todos”, afirmou Menten.
A gerente de projeto da Sedema, Cláudia de Lima Nogueira, esteve reunida com Luz para discutir a proposta da prefeitura. O gestor público vai entrar como parceiro no sentido de conscientizar as pessoas de que todos serão responsáveis por seus animais dentro do Parque da Rua do Porto.
Finalizando, o secretário Menten se diz otimista e confiante na medida, destacando que, nesse período de discussão do tema, foi publicado no Estadão o artigo “Cão leva o dono para passear”, do biólogo Fernando Reinach. Nele, é destacado que, atualmente, os pets levam os seus donos para os parques. Isso tem provocado a aproximação das pessoas, e já saíram casamentos a partir desses encontros, a exemplo do filme 101 Dalmatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário