quinta-feira, 14 de novembro de 2019

PCJ quer controlar árvores invasoras

Reunião ocorreu na tarde de segunda-feira (11) no gabinete do prefeito

O Consórcio PCJ assinou na última segunda-feira (11), no gabinete do Prefeito Barjas Negri, ordem de serviço para a empresa Propark Paisagismo e Ambiente LTDA., que ficará responsável pela produção de estudo técnico regional para o controle de espécie vegetal invasora (Leucaena leucocephala) e proposta para programa piloto nas áreas urbanas e periurbanas de Piracicaba. O objetivo do levantamento é, além de propor formas de combate da leucena - que é considerada pelos técnicos em reflorestamento como uma praga, já que seu alto potencial de reprodução e crescimento inibe o desenvolvimento das demais espécies de árvores nativas do Brasil -, como sensibilizar a comunidade de que plantar esse tipo de árvore não contribui em nada com o meio ambiente.
Participaram do evento o prefeito Barjas Negri, o secretário de Meio Ambiente, Jose Otávio Menten, e demais integrantes da Secretaria Municipal e Defesa do Meio Ambiente (Sedema), além do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, o coordenador de projetos da entidade, Guilherme Valarini, e o assessor técnico, Flávio Forti Stenico.
O contrato com a Propark prevê três etapas e será desenvolvido em 90 dias. A primeira fase será o desenvolvimento de material de conscientização sobre os impactos da Leucena ao meio ambiente e aos projetos de reflorestamento, informando a comunidade sobre os problemas que essa espécie vem acarretando nos últimos anos. A segunda fase consistirá na elaboração de caderno com recomendações agronômicas e florestais sobre os possíveis métodos para realização de controle das leucenas. Por fim, será proposto um projeto de legislação específica para controle para essa espécie e um estudo mais aprofundado sobre o potencial de ganhos econômicos com o corte dela, como uso em compostagem e utilização de suas folhas para a fabricação de herbicidas.
O Consórcio PCJ pretende, com essa iniciativa, sensibilizar a comunidade para combater uma espécie invasora que se porta como uma praga em reflorestamentos, ao mesmo tempo que gera impactos econômicos positivos com a possibilidade de geração de receita aos municípios com o controle desse tipo de árvore.
O primeiro passo de sensibilização ocorrerá no dia cinco de dezembro, em Rio Claro, durante Reunião do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, formado por vereadores dos municípios associados à entidade, em que técnicos do Consórcio e da empresa Propark farão uma exposição sobre a necessidade de controle das leucenas e seus danos ambientais.
A espécie Leucaena leucocephala é proveniente da América Central, mas se espalhou por diversas regiões do país, fato que provocou a abertura de debate sobre a presença dessas árvores na fauna nacional e seus impactos.
Com ampla distribuição por todo o território nacional, a leucena invade os mais variados tipos de ambientes e ecossistemas, sendo bastante preocupante sua capacidade de se estabelecer e dominar rapidamente áreas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Nesses locais, a leucena forma verdadeiros “desertos verdes”. Ela impede que a riqueza e diversidade vegetal da área se restabeleçam e consequentemente de toda a vida animal que depende dessas plantas como fonte de alimento, abrigo e refúgio, comprometendo assim, todos os processos ecológicos naturais.
As sementes dessa espécie podem levar anos para serem germinadas no solo, o que dificulta ainda mais o controle das leucenas em áreas infestadas.

Autor: PCJ/Foto: Ronaldo Castilho



Nenhum comentário:

Postar um comentário