sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Com cerimonia festiva, Horto e Sedema premiam as escolas vencedoras do Educatrilha na Escola” de 2019


Nesta quinta, 07 aconteceu a premiação das escolas vencedoras da segunda edição do secretário do Meio Ambiente – Jose Otávio Menten, que também representou o prefeito Barjas Negri na cerimônia, de Mônica Salles, gestora de Comunicação e Sustentabilidade da Oji Papéis Especiais, empresa patrocinadora do evento,  do Vereador Pedro Kawai, da equipe organizadora do Instituto Florestal, da equipe da Sedema, além de gestores, professores, funcionários, alunos e pais de alunos das escolas participantes.


O Secretário da Sedema agradeceu ao Instituto Florestal pela parceria, a OJi Papéis Especiais pelo patrocínio e as escolas pela participação e engajamento no projeto. “Essa é uma cerimônia simples, mas extremamente significativa, pela demonstração de vontade de lutar por um meio ambiente cada vez melhor, consequentemente, uma
cidade, um país, um mundo cada vez melhor, proporcionando melhor qualidade de vida para todos.  Piracicaba vem se destacando nas últimas décadas por atitudes de liderança, com relação à agua, ao tratamento de esgoto, à destinação de resíduos, mas isso não devemos somente à administração pública, mas principalmente da sociedade, através das ações dos indivíduos, das associações e das escolas, etc. “

Monica Salles, da Oji, comentou que “as empresas são sempre enaltecidas por patrocinar projetos. O EducaTrilha na Escola é um projeto que nós, como empresas, é que temos de agradecer por ter a chance de apoiar. A qualidade, consistência e protagonismo que o projeto proporciona estão transformando as comunidades escolares e entornos com muita potência!”

Adicionar legenda
As escolas premiadas foram: Categoria Escola Estadual - Ensino Fundamental:  EE Manassés Ephrain Pereira; Categoria Escola Estadual - Ensino Médio: EE Afonso José Fioravante; Categoria Colégio Particular: Colégio Maple Bear - Cannadian Schooll.

Durante o evento, alunos das escolas participantes, expuseram seus talentos particulares, como a apresentação de um Rap sobre os 3 Rs:  Reduzir, Reutilizar e Reciclar, a leitura de um poema sobre o Planeta Terra e até um discurso de agradecimento feito pelo aluno do 8° ano B da escola Affonso José Fioravanti, Raphael Andrade Casarotti de Almeida.  

Confira a íntegra do agradecimento, que retrata muito o espírito do projeto:
“Primeiramente eu queria agradecer a todos os meus queridos amigos e, aos nossos queridos professores que juntos transformamos um local que antigamente era descrito como "Lixão", em um ambiente natural a fim de aproximar os alunos com o meio ambiente.
Gostaria de dizer que o Projeto Ambiental Educatrilha nos concedeu muito conhecimento sobre diversidade de flora da nossa escola, do reaproveitamento que a natureza nos propôs para reutilizarmos para suprir nossas necessidades, e que ensinaremos todo esse conhecimento para todos os alunos da escola.
Com a união da nossa equipe aprendemos que, com trabalho em equipe, com cooperação, com respeito pelo próximo e com determinação, juntos conseguimos mudar nossa escola com muito amor e carinho.
Estabelecemos laços de harmonia tão fortes com nossa equipe que além de criarmos novas amizades, percebemos que os professores, não são somente professores, e sim, nossos amigos e companheiros, que nos ajudam e nos inspiram onde com eles aprendemos que " A enxada também transforma, nas linhas perfeitas da natureza, ela escreve novas trilhas para o futuro."
Tivemos sim, aquele momento de cansaço e de fraqueza, mas nunca pensamos em desistir, pois com a nossa determinação fomos até o final.
Um momento que nos marcou também, foi o momento do nosso lanche, onde além de renovarmos nossas energias e descansarmos, nós restaurávamos as nossas almas e nossos corações com momentos onde estávamos unidos e dando várias risadas.
Por fim, gostaria de agradecer a SEDEMA/NEA/ESALQ por ter nos dado essa chance para lutarmos pela mudança da nossa escola e para proporcionarmos um ambiente melhor para todos.
E por fim, agradecer a todos os envolvidos no Projeto Educatrilha, onde vocês foram protagonistas, que enfrentaram desafios, que não tiveram medo do desconhecido, que são destemidos, corajosos, criativos, que superam obstáculos, talentosos, inteligentes, críticos.
"Nós somos a pedra no lago que criam as ondas da mudança. "

Sobre o EducaTrilha:

O EducaTrilha consiste em processos formativos e um concurso de projetos de educação ambiental desenvolvidos em escolas municipais, estaduais e particulares, incluindo visitas à Estação Experimental de Tupi (“Horto de Tupi”). O programa visa integrar essas visitas a processos de educação ambiental críticos e permanentes nas escolas.

A edição 2019 do “EducaTrilha na Escola” foi realizada pelo Instituto Florestal e
Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba - Sedema, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Ensino de Piracicaba, da Fundação Florestal, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - ESALQ (Laboratório de Educação e Política Ambiental - OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa - GEDePE), do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e da OSCIP Pira 21, bem como patrocínio da OJI Papéis.

Ao longo deste ano, foram realizados seis encontros formativos com os professores e três encontros de tutoria em cada escola participante. Os critérios de pontuação foram construídos com base nas Políticas Estadual e Municipal de Educação Ambiental e nas demandas da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba e da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba.

O prêmio desta edição será uma viagem pedagógica com representantes das escolas (professores, coordenadores e gestores) ao Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, que acontecerá de 15 a 17 de novembro.







Um comentário:

  1. NÃO HÁ MAL QUE SEMPRE DURE / NÃO HÁ BEM QUE NÃO SE ACABE / EU FALO DE PREVENÇÃO / É COISA QUE VOCÊ SABE (el-dani ). Embora subestimado vou deixar o meu legado, ainda nos enfrentaremos nas ESCOLAS DA VIDA, PROJETO : PREVENIR, EDUCAR, RECICLAR

    ResponderExcluir