segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Treinamento sobre combate a incêndios florestais no Horto de Tupi


 Na quinta-feira, 31/10, as equipes que da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema e do SESMT e do Instituto Florestal que atuam na Estação Experimental de Tupi participaram de um treinamento teórico e prático sobre combate a incêndios florestais com a presença do Cabo Guaracy Ribeiro do Corpo de Bombeiros de Piracicaba.

A demanda pelo treinamento ocorreu devido aos incêndios florestais que ocorrem esporadicamente na área da Estação Experimental de Tupi e a importância de se desenvolver ações de prevenção e de educação envolvendo o público que frequenta o local. Atualmente, placas de orientação implantadas pela SEDEMA na área de visitação pública informam sobre a proibição de realizar churrascos e atear fogo. Além disso, todas as atividades educativas abordam questões relacionadas ao descarte irregular de resíduos, que podem provocar risco de combustão espontânea e iniciar um incêndio, bem como orienta sobre os cuidados com a realização de trabalhos religiosos na área, que podem também iniciar incêndios florestais quando do uso de velas.


O treinamento ocorreu no Centro de Visitantes da Estação Experimental de Tupi e contou com a participação de 2 funcionários do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, 5 funcionários e estagiários da SEDEMA – Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente e 9 funcionários e estagiários do IF – Instituto Florestal do Estado de SP. Além da apresentação da estrutura do Corpo de Bombeiros do Estado de SP em Piracicaba, foram abordadas principalmente questões teóricas sobre fatores que provocam incêndios, prevenção e combate a incêndios. 

Durante a parte prática, os participantes além de caminharem pelo Horto de
Tupi reconhecendo áreas como com potencial para se estabelecer aceiros no caso de incêndios e técnicas para evitar que os incêndios se alastrem, vivenciaram o manejo de equipamentos e instrumentos de combate a incêndios florestais. E, a todo o momento, foram reforçadas questões de trabalho em equipe e segurança no uso dos equipamentos.

Ao final do treinamento, os participantes agradeceram a presença do cabo Guaracy e a oportunidade de conhecer detalhes sobre a estrutura da Corporação e do importante trabalho realizado pelos Bombeiros. A proposta é que a equipe participante desse treinamento possa se tornar agentes multiplicadores e trabalhar principalmente com foco na prevenção de incêndios. Para um segundo momento do treinamento serão abordadas práticas como primeiros socorros e novamente, treinamento com equipamentos no combate a incêndios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário