sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Ctr recebe grupo do Consimares




O pioneirismo de Piracicaba na área de gerenciamento de Resíduos Sólidos atrai cada vez mais visitantes de diferentes regiões não só do Estado de São Paulo, como também do Brasil e até de países vizinhos, para conhecer a Central de Tratamento de Resíduos – CTR em operação em Piracicaba.
Nesta quinta-feira, 22/02, mais de 40 pessoas do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas –
Consimares estiveram em Piracicaba para conhecer a Central de Tratamento de Resíduos - CTR localizada no Bairro Palmeiras.
O Prefeito Barjas juntamente com o presidente da Piracicaba Ambiental, Gerson Grutolla deram as boas-vindas aos visitantes interessados em soluções de vanguarda, a exemplo de Piracicaba, para a destinação correta dos resíduos sólidos em seus municípios, conforme prevê o Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, em vigência desde 2010, que proíbe hoje a instalação de novos aterros sanitários.
O engenheiro agrônomo da Sedema e ex secretário do Meio Ambiente durante mais de 10 anos, Rogério Vidal relatou um pouco da experiência de Piracicaba na área de resíduos, desde a posse do Prefeito Barjas em sua primeira gestão, quando encontrou o Aterro do Pau Queimado, interditado pela Cetesb, até hoje, um pouco mais de 10 anos, quando a cidade passou a ser referência a muitos municípios. 
O Prefeito Barjas falou sobre a importância de se buscar novas tecnologias. “ o que temos hoje aqui que surpreende muitos visitantes que temos recebido, na Europa não é novidade. É muito comum. Foi o que fizemos quando os técnicos visitaram a Alemanha em busca de soluções mais modernas e eficaz na área de resíduos.
O Prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, na sua segunda gestão Denis Andia, comentou que já visitou outros países para conhecer novas tecnologia. Ele que conhecia o Ecoparque apenas de ouvir falar, ressaltou o pioneirismo desta iniciativa Piracicaba e a visão do Prefeito Barjas com a implantação uma Central de Tratamento de Resíduos – CTR com uma tecnologia mais avançada “ destes locais que visitamos, tudo o que aprendemos e observamos lá fora, é exatamente o que vocês têm aqui. E considero ainda melhor, por terem sido adaptados as condições e as nossas necessidades.   
“ É uma tecnologia bastante apurada” comentou Andia e “que nos permite imaginar com muita clareza e muita positividade a possibilidade e a oportunidade de outros municípios da nossa região de se engajarem neste projeto o que seria interessante para todas as partes, para o próprio empreendimentos que está aqui estabelecido e também para o anseio que as cidades tem nesta busca a de tratamento adequado dos resíduos”.
Consimares é composto por 14 municípios, entre eles, Nova Odessa, Monte Mor, Ipeúva, Elias Fausto inclusive Sumaré administrado por Luís Dalben. Dalben ficou muito entusiasmado “ o que conhecemos em Piracicaba é muito diferente do que estamos acostumados a ver nos Aterros Sanitários. Isso aqui é o futuro”.
Benjamin V. Souza presidente do Consórcio e do PCJ visitou o local em 2014 no início das obras e se surpreendeu ao ver o Ecoparque em pleno funcionamento. Segundo Benjamin, o objetivo da visita é dar a oportunidade aos responsáveis pelos munícipios consorciados de conhecerem tecnologia de ponta implantada na Central de Tratamento de Resíduos – CTR de Piracicaba.
O objetivo da visita do Consimares, segundo Benjamin, é mostrar aos Prefeitos, Vereadores os avanços na questão de resíduos sólidos desde a aprovação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS em 2010 e ver como devemos proceder de agora em diante.
Benjamin falou sobre atuação regional dos consórcios – “hoje, a cquestão da regionalidzação é uma necessidade. Cada município não deve pensar só nele. Não tem força para discutir a implantação de um Ecoparque. A não ser cidades como Campinas e Piracicaba e Piracicaba já saiu na frente. E Piracicaba está muito próxima da gente. Acredito que a tendência é estarmos juntos”
Ecoparque
A PPP (Parceria Pública Privada) dos resíduos sólidos domiciliares, foi constituída pela Prefeitura de Piracicaba em 2012, onde contratualmente, a empresa vencedora do processo licitatório é responsável pela a execução de uma série de ações: execução de serviços de limpeza pública e manejo de resíduos sólidos através da coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos domiciliares, implantação da Central de Tratamento de Resíduos Palmeiras e também de um aterro sanitário para os rejeitos (moderno),  encerramento do Aterro Pau Queimado, coleta seletiva, varrição, entre outras.
Para atender a todas estas demandas, foi construído o complexo Ecoparque, onde está instalado o CTR Central de Tratamentos de Resíduos Palmeiras, uma usina de processamento da fração orgânica de resíduos sólidos domiciliares e o aterro de rejeitos.
O Ecoparque da empresa Piracicaba Ambiental fica localizado na Rodovia Dep. Laércio Corte - SP 147 - KM  128 tem capacidade para processar até 2000 toneladas/dia e hoje processa 400 toneladas diárias de resíduos domiciliares, o que atende a 100% da demanda municipal.
Com equipamentos de ultima geração específicos para a disposição, compactação e cobertura adequada de acordo com os padrões técnicos da CETESB, na área de aterro de rejeitos, a empresa processa os resíduos domésticos que são coletados nas ruas da cidade pela empresa Piracicaba.  
A fração orgânica (lixo úmido) sofre um processo de fermentação, transformado em composto orgânico (que poderá ser usado como fertilizante) e em matéria prima para geração de energia. A fração seca, que não foi coletada seletivamente porta-a-porta é separada. O  material passivo de reciclagem é encaminhado para tratamento e o que possui poder calorífico é transformado em matéria para geração de energia. Por fim, uma pequena fração, chamada rejeito, que não pode ser "compostada" ou reciclada é encaminhada para o aterro de Rejeitos.



Um comentário:

  1. Tudo é questão de tempo,os outros há de vir depois. Tudo acontece por um motivo, os outros há de vir depois, tenho minha atribuição mas negam minha participação, é difícil argumentar sem criticar

    ResponderExcluir