sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Novos moradores para o Zoo de Piracicaba



Lobo guará, gato morisco adultos e dois filhotes: veado catingueiro e puma.
Lobo Guará



O Lobo Guará (Chrysocyon brachyurus), macho, seis anos, veio da Associação Mata Ciliar (Jundiaí) onde viveu desde os quatro meses de idade quando foi encontrado junto com a mãe e irmã. O animal apresentava uma fratura e não conseguia acompanhar outros. Foi recolhido pela equipe que cuidou dele e o adotou. Ele se chama Baloo.
Considerado o maior canídeo da América do Sul, o lobo guará pode ser encontrado no cerrado, na região central do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.  Eles têm hábitos crepusculares (amanhecer/anoitecer) e atualmente não é um animal ameaçado de extinção.
Adulto o animal pode pesar entre 20 e 30k. No Zoológico ele se alimenta com frutas, carnes frescas e ração para cães.

Gato Mourisco

Desde o dia 22 de janeiro, o Zoo conta também com mais um habitante: Zaique, um gato mourisco, (Puma yagouaroundi) macho, com aproximadamente três anos e meio. O Zoo possui uma fêmea da mesma espécie que vivia sozinha. Zaique está no mesmo recinto, mas separado por enquanto. “Esta separação é necessária porque eles precisam se conhecer aos poucos através da tela porque eles podem se estranhar”, comentou a veterinária Camila Xavier M Mancini.
São animais diurnos encontrados na América do Norte e também boa parte da América do Sul e não é um animal ameaçado de extinção.
Os gatos mouriscos se sentem se sentem confortáveis em cima de árvores. Na natureza caçam roedores, aves e répteis para se alimentar. No zoológico: eles se alimentam com carnes frescas e ração para gatos.
Além dos animais adultos, o Zoológico recebeu também dois filhotes:

Veado Catingueiro

Outro filhote, um veado catingueiro (Mazama gouazoubira), levado à Associação Mata
Ciliar em setembro do ano passado quando era recém-nascido foi recebido pelo Zoo.  
O filhote, macho, chegou esta semana, saudável. Com cerca de cinco meses, o veado catingueiro pesa 3. 3 kg está em fase de adaptação no recinto do setor extra do Zoológico. Mesmo comendo alimentação de adulto a base de frutas, verduras, legumes, ração e folhagens, o filhote ainda muito pequeno inspira cuidados especiais.
Na idade adulta eles podem pesar entre 11 a 25kg e são encontrados desde o sul da região amazônica até o Uruguai e região central da Argentina.
Ocupa áreas com grande quantidade de vegetação arbustiva e se adapta facilmente a áreas modificadas pelo homem (canaviais, monoculturas agrícolas, etc.) e não está ameaçado de extinção.

Onça Parda

Outro filhote: onça parda (Puma concolor) de nome Ágata, tem aproximadamente quatro meses.  Se alimenta de carne fresca e ração para gatos.
A onça parda é originária da América e quando adulto pode pesar até 70kg e também não está ameaçado de extinção.

Função dos Zoológicos 

O que muita gente não sabe é que os zoológicos modernos, legalizados, exercem uma importante função, a exemplo do Zoo de Piracicaba.
Com relação à infraestrutura, o Zoo possui recintos espaçosos, adequados de acordo com as normas do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis).

Uma das dúvidas mais frequentes: Como os zoos adquirem animais?




Para começar, os animais que chegam nos zoológicos não são comprados e nem retirados do seu habitat natural. Eles vêm de outros zoológicos, intercambiados através de permutas. Capturados, feridos em situações adversas jamais poderão ser repostos na natureza. Eles não têm estrutura social, pais e irmãos com quem possam aprender comportamentos importantes para a sobrevivência. ”
Os zoológicos constituídos de acordo com a legislação vigente, como é o caso de Piracicaba, fazem parte de uma associação nacional, a SZB – Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, fundada em 1977 com o objetivo de integrar e representar os zoológicos e aquários brasileiros, considerada uma referência em conservação.
A SZB, fornece também apoio técnico, facilita a cooperação, a capacitação, o intercâmbio de conhecimentos e a realização de pesquisas nas áreas de manejo, educação e conservação, para que os zoológicos brasileiros tenham uma gestão eficiente e trabalhem dentro dos mais altos padrões éticos e de bem-estar animal.




O Zoológico de Piracicaba está localizado na avenida Av. Mal. Castelo Branco, 426 - Jardim Primavera, Piracicaba – SP - Telefone (19) 3421-3425

Nenhum comentário:

Postar um comentário