segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Prefeitura prossegue com a limpeza do Canal do Mirante


A Prefeitura de Piracicaba realizou na manhã desta sexta-feira (16), uma nova etapa da limpeza do Canal do Mirante, por onde passa parte do fluxo do rio Piracicaba. O serviço foi executado em um segmento de aproximadamente 600 metros de extensão, de onde foram retirados galhos, folhas, lama, além de grande quantidade de lixo. A força tarefa teve a participação de equipes da Defesa Civil, Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Emdhap e Pelotão Ambiental.

O processo de limpeza do canal - que começa nas imediações do Shopping Piracicaba, corta o Parque do Mirante e desemboca no Engenho Central - teve início ainda em janeiro. Desde então foram removidos diversos caminhões de detritos que obstruíam o fluxo de água no local.

O serviço vai prosseguir nos próximos dias fazendo com que, gradualmente, haja um aumento na vazão do Canal e, consequentemente, uma quantidade maior de água descerá pela cachoeira do Parque do Mirante, deixando ainda mais bonita a vista do ponto turístico. Segundo técnicos envolvidos no trabalho a limpeza do canal é realizada a cada três meses.

CANAL - Criado para desviar a água para dentro do Engenho Central, o Canal do Mirante foi construído em 1881 pelo Barão de Resende. A água servia para movimentar maquinário e também para o resfriamento de alguns processos. Sua vista da avenida Beira Rio é uma das preferidas de piracicabanos e turistas. Muitos o chamam, equivocadamente, de Véu da Noiva. Na verdade, a região do salto do rio, onde se forma uma bruma pelo movimento das águas, é o verdadeiro Véu da Noiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário