sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

1º Plante Vida do ano acontece neste sábado na Nova Piracicaba


A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema, promove, no próximo sábado (03/02), a partir das 8h30, o primeiro Plante Vida de 2018. O evento acontece na área verde do bairro Nova Piracicaba, no cruzamento das Ruas das Margaridas com a Avenida Paulista. Para este plantio 850 famílias, que aderiram ao programa, foram convidadas. Em Piracicaba nascem, em média, 15 crianças por dia, totalizando média de 5.500 crianças por ano.

Lançado em 2007 com o objetivo de fortalecer o programa de arborização do município Piracicaba Mais Verde, o programa acontece em parceria com as maternidades dos hospitais de Piracicaba. A meta é plantar uma árvore para cada criança nascida no município. Para tanto, a Sedema firmou uma parceria com as maternidades dos Hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia e Unimed, buscando melhorar a qualidade de vida em na cidade.

Desde sua criação, foram realizados 33 encontros em diversos bairros da cidade (Água Branca, Santa Rosa, Unileste, Campestre, Nova Piracicaba, Piracicamirim, Nova América, Santa Cecília, Noiva da Colina, Água Seca, Cecap, Jardim Pacaembu etc.), totalizando mais de 50 mil mudas de árvores plantadas.

O Plante Vida nasceu como uma forma de conscientizar a população sobre os benefícios da arborização urbana: embelezar a cidade, fornecer sombra, aumentar a umidade do ar, refrescar a temperatura da cidade, combater enchentes, oferecer alimento e abrigo aos animais, reduzir estresse, reduzir a poluição sonora, diminuir o efeito estufa, amenizar a erosão, dentre outros.

Com adesão de quase 100 %, os pais nas maternidades preenchem os cadastros que são encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema, inseridos no banco de dados. A equipe do NEA faz o contato com a família. Existem três formas dos pais participarem do Plante Vida:

- plantio em calçada: a equipe da Sedema executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
 
- plantio em área particular, quintal ou chácara: a Sedema doa a muda para ser plantada pelos pais;

- plantio em área verde: o plantio é comunitário; a Sedema define uma área verde e agenda o plantio com os pais.


Os pais que participam recebem um cartão comemorativo e também um Guia de Arborização com as instruções de como plantar uma muda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário