terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Parque Natural ganha 700 árvores em parceria com o Rotary


Em uma ação conjunta envolvendo a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sedema
(Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), e dos sete Rotary Clubes de Piracicaba, no sábado, aconteceu o lançamento oficial do Bosque do Rotary, situado dentro do Parque Natural da Cidade, em Santa Teresinha, na Rodovia SP-304, KM 169, trevo de Santa Teresinha.

Na ocasião, após a cerimônia teve início o plantio de 700 mudas de espécies nativas da região. A primeira delas, a ser plantada foi a muda de uma árvore da árvore símbolo de Piracicaba: o Tamboril. Outras espécies, também foram plantadas, entre elas: jenipapo, jequitibá branco, ipês, guarantã, cereja do Rio Grande, palmito juçara, mutamba, guaçatorga, canafistula, canela amarela.
O prefeito Barjas Negri e o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Machado Menten, o Deputado Roberto Morais participaram do plantio.
O prefeito agradeceu a mais uma parceria com o Rotary e aproveitou para convidar as demais entidades sociais e de serviço para que “façam parceiras com a Prefeitura, principalmente na área do meio ambiente para que a gente possa continuar dando sustentabilidade a cidade de Piracicaba.  
Além do Prefeito Barjas, o secretário do Meio Ambiente, Jose Otavio Mentem, também
agradeceu a participação do Rotary, “aqui representando a sociedade civil, tem feito parcerias diversas, atuando na melhoria do meio ambiente, em busca de uma cidade, um mundo melhor”.
Menten lembrou também que o Parque Natural é a maior área verde que temos em Piracicaba. São 40 hectares, 40 campos de futebol e que merece ser utilizada pela população piracicabana. Um espaço público só atinge a sua finalidade se as pessoas usufruírem”.   

Pedro Schmidt, representando do Rotary, comentou que   “um dos pilares do Rotary é a sustentabilidade. São 28 cidades, 52 clubes, todos tem ações voltadas para preservação do meio ambiente e entre elas o plantio de árvores que é o que estamos fazendo aqui.
A iniciativa tem como foco a preservação ambiental e a parceria deverá se estender, inicialmente, por dois anos. Em janeiro, o secretário Menten participou da solenidade de assinatura do termo que formalizou a parceria entre o município, Rotary Club e a Sempre Verde, empresa que ficará responsável pelo plantio e manutenção das mudas até 2020.

Na ocasião, a presidência do Rotary Club explicou que o objetivo do Bosque Rotary é montar um espaço verde que será aberto à visitação, onde serão incentivadas as boas práticas ambientais e de sustentabilidade.
No plantio de sábado estão previstas as presenças de membros dos sete Rotarys de Piracicaba, bem como de autoridades municipais e ativistas ambientais. O Rotary de Piracicaba pertence ao distrito 4310 do Rotary Internacional - que é composto pelos clubes Rotary de Piracicaba; Vila Rezende; Rotary Paulista; Rotary Povoador; Rotary Luiz de Queiroz; Rotary São Dimas; e Rotary Satélite Cidade Alta - Novos Tempos.
Com área de aproximadamente 40 hectares, protegida pela Lei 10.845 (de 11/08/2004), o Parque Natural da Cidade é uma unidade de conservação, de propriedade do município, estrategicamente situada na confluência dos rios Piracicaba e Corumbataí, no trevo de acesso ao bairro de Santa Teresinha.







Um comentário:

  1. Toda vez que acontece um evento relacionado com o meio ambiente falando de sustentabilidade eu fico imaginando.....Porquê há tanta subestimação provocando a critica do cidadão que procura respeitosamente, ajudar a coletividade na compreensão justa dos assuntos técnicos de interesse público através do projeto PREVENIR, EDUCAR, RECICLAR " Tudo acontece por um motivo, os outros há de vir depois " ( el-dani )

    ResponderExcluir