sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Falsa seringueira da Armando Salles está sendo suprimida


A falsa-seringueira, árvore da espécie Fícus Elástica, da praça Thomaz Alva Edison, localizada entre a avenida Armando de Salles Oliveira e as ruas José Pinto de Almeida e Floriano Peixoto está sendo suprimida pela equipe de arborização da Sedema. O serviço teve início nesta sexta-feira, 23/01.
A operação, por uma questão de segurança, está sendo realizada com o apoio da CPFL por causa da presença de fios de alta tensão, com restrição de desligamento por estarem localizados na área central. A ação conta também com apoio da Defesa Civil.

A “falsa seringueira” foi vítima de depredação, incendiada por vândalos duas vezes em menos de seis meses, uma delas de grande proporção que a danificou quase que totalmente. Desde então, a árvore passou a ser monitorada pelos corpo técnico da Sedema, que vinham tentando salvá-la, como fizera, com sucesso, com outra “seringueira”, da Praça da Biblioteca, que foi envenenada e os técnicos da arborização conseguiram salvá-la. Infelizmente com esta não obtiveram sucesso, os danos foram irreversíveis, apresentando riscos, inclusive com a queda de galhos grandes, secos, Por isso foi necessário suprimi-la.  
A falsa-seringueira tem como característica mais marcante suas raízes aéreas que, ao encontrarem o solo, se transformam em troncos auxiliares, ajudando a suportar o peso da enorme árvore.
Apresenta tronco calibroso, que chega a dois metros de diâmetro e é bastante ramificada, desde a base, muitas vezes produzindo um tronco curto. A falsa-seringueira forma uma escultura viva gigante, com suas raízes aéreas por todos os lados e uma farta copa em forma de guarda-chuva. Produz uma sombra fresca e tende a se espalhar continuamente, tanto no céu, como no solo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário