quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Mais de 30 pessoas participam do Vem Passarinhar! primeira atividade do Horto de Tupi de 2019


O Horto de Tupi iniciou suas atividades do ano, no domingo, com o evento "Vem Passarinhar!” O evento, voltado à observação dos pássaros teve a participação de cerca de 30 pessoas.

Organizado pela Prefeitura do Município de Piracicaba, Instituto Florestal da Secretaria do Estado do Meio Ambiente - SMA SP, do biólogo Valdir Felipe e do Comitê Gestor da Estação Experimental de Tupi, a atividade contou com a presença do Secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten.

Segundo o biólogo voluntário Valdir Felipe, que conduziu a atividade, o Horto de Tupi, hoje
em dia, passou a ser considerado um hotspot, que na linguagem dos passarinheiros, é um local onde as pessoas podem ir, acompanhadas ou não, para observar as aves tranquilamente”.

Durante a atividade, os participantes puderam observar cerca de 30 espécies diferentes de aves. Entre elas, o biólogo destacou algumas como a “a gralha-do-campo, o pica-pau-pequeno e o gavião-belo” que segundo ele foi o primeiro registro aqui no Horto, “uma espécie dificilmente avistado em Piracicaba.”

Sobre o “Vem Passarinhar!” Valdir comentou que” é sempre bom ver a interação das pessoas com natureza, com as aves. E o Horto, é considerado um dos principais locais para esse tipo de atividade na cidade. Acredito que isso que faz a diferença para o futuro”.  

Na avaliação do analista ambiental da SEDEMA, Giovani Batista, “a primeira atividade do
Vem pro Horto em 2019 foi um sucesso. Com a presença de aproximadamente 30 participantes, pudemos contemplar a beleza das aves presentes no Horto e promover a educação ambiental”.

Um dos participantes da atividade, o professor de engenharia mecânica, Paulo Celso Russi de Carvalho, frequentador do Horto, considerou o evento muito interessante”.
Sobre a programação das atividades da Estação Experimental de Tupi – conhecida pelos piracicabanos como Horto de Tupi, a especialista ambiental do Instituto Florestal, Maria Luísa Palmieri destacou que “em 2019, teremos novidades na programação do “Vem Pro Horto”, o programa que tem o objetivo de aproximar a comunidade e a unidade e
contribuir para que esta se torne cada vez mais um espaço educador sustentável.”











Nenhum comentário:

Postar um comentário