sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Ajustes no decreto otimizam programa Adote uma Área



A Prefeitura de Piracicaba promoveu mudanças no decreto para otimizar o programa Adote uma Área, que consiste na adoção e manutenção de áreas verdes públicas por pessoas físicas e jurídicas interessadas. O primeiro projeto no novo formato já está em andamento e vai deixar a avenida Independência ainda mais bonita em toda a sua extensão, da avenida Pádua Dias até a rua Governador Pedro de Toledo. A empresa Helpmóvel criou e implanta projeto paisagístico nesse trecho e ainda será responsável por toda a manutenção da área. Em contrapartida, poderá divulgar a empresa em placas instaladas, seguindo as regras do Cidade Limpa.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), entre as principais mudanças no Adote uma Área está a criação da Comissão de Análise de Adoção de Áreas Públicas, formada por uma arquiteta urbanista, uma engenheira agrônoma, um engenheiro ambiental e uma gestora ambiental, que analisa o projeto paisagístico apresentado pela pessoa física ou jurídica.
A comissão, então, aprova ou sugere mudanças até que o projeto atenda todas as especificações para ser colocado em prática. Por exemplo: as plantas devem ter altura compatível com a área onde serão plantadas, para que não atrapalhe nem motoristas nem pedestres. Nesse sentido também determina pontos de ruas e avenidas onde pode ocorrer o plantio, entre outras recomendações.
Outra mudança é que o Adote passa a contar com duas modalidades. A primeira inclui projeto técnico específico de paisagismo ou reflorestamento elaborado por profissional habilitado e implantado em áreas como parques, praças, rotatórias e canteiros centrais. E a segunda refere-se à adoção de áreas públicas de maneira simplificada, que compreende a execução de serviços de manutenção como o corte de mato e a remoção de resíduos. Vale ressaltar que todas as solicitações de adoção serão avaliadas pela Comissão de Análise.
A adoção de área tem como contrapartida da Prefeitura a possibilidade de propaganda da empresa responsável, sem ferir as regras da lei Cidade Limpa, que disciplina os anúncios sonoros, publicitários, imobiliários, indicativos e especiais por toda cidade. “O Adote uma Área permite que o cidadão dê sua contribuição no cuidado com a cidade, para que ela fique mais bonita. Também gera economia para o município, já que os recursos que seriam usados no corte de mato e na manutenção dessas áreas podem ser utilizados em outras regiões”, explica o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.
ESCOLHA A SUA - Para obtenção da autorização para adoção de área, o interessado deverá formalizar a solicitação em requerimento padrão, acompanhado de croqui de localização e fotografias da área a ser adotada e cópia simples de alguns documentos. No caso da pessoa física, é preciso o documento de identidade do adotante; documento de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e comprovante de residência.
Se a pessoa é jurídica, será necessário o contrato social da empresa, estatuto social ou documento similar de sua constituição; documento de inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas); Certificado de Licenciamento Integrado, e RG e CPF do representante legal.
Para adoção de áreas públicas com projeto técnico específico, além dos demais documentos exigidos, deverão ser apresentados um memorial descritivo e cronograma de execução das ações propostas; planejamento de manutenção da área; projeto de intervenção paisagística, de reflorestamento, de instalação de mobiliário urbano, entre outros documentos, a critério da Comissão de Análise, e anotação de responsabilidade técnica, devidamente quitada.
RETORNO – O primeiro projeto do Adote uma Área realizado sob as novas regras compreende a adoção de todo o canteiro central da avenida Independência, desde a Pádua Dias até a rua Governador Pedro de Toledo. No total, 13 pontos serão contemplados. A empresa adotante é a Helpmóvel, que presta serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência em Piracicaba. O projeto elaborado pela Helpmóvel inclui o plantio de moreias e abacaxi-roxo, além de grama, assim como toda a manutenção necessária
O diretor administrativo da empresa, o médico Aldo Donato Tumolin Júnior, conta que a Helpmóvel já cuida da manutenção do gramado da avenida Centenário e decidiu abraçar, também, a avenida Independência. “Achamos importante ter essa visão socioambiental. Com esse tempo tão quente, é importante ter áreas verdes. A Independência é uma avenida importante pelo seu altíssimo fluxo de veículos e tem de estar em ordem. Sabemos que a Prefeitura tem muita coisa para cuidar e a gente pode ajudar, colaborar com a cidade. Em contrapartida, temos uma visibilidade enorme. Nossas ambulâncias estão por toda a cidade, então fica fácil a população fazer essa ligação (quando vê as placas de propaganda na avenida). Então o retorno é muito bom: não é apenas um anúncio, mas uma prestação de serviço”, avalia Tumolin Júnior.
SERVIÇO – Para mais informações sobre as regras do Adote uma Área podem ser conseguidas com Cláudia Nogueira (3403-1205) e Juliana Gragnani (3403-1245), na Sedema


Nenhum comentário:

Postar um comentário