terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Novidades para 2019 nas atividades de educação ambiental no Horto de Tupi

      
O Instituto Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (IF/SIMA), em parceria com a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (SEDEMA), , por meio dos coordenadores dos programas de educação ambiental realizados na Estação Experimental de Tupi, conhecido pelos piracicabanos como “Horto de Tupi”, anunciaram as novidades nos programas de educação ambiental no Horto para o ano de 2019.
Uma das ações propostas para 2019 é a continuidade da parceria com a Escola Estadual Pedro de Mello, localizada próxima ao “Horto”, que este ano irão implantar o “PJ-Tupi”, um programa de educação integral e ecoprofissional.
A especialista ambiental do Instituto Florestal, Maria Luísa Bonazzi Palmieri, comentou sobre as novidades para este ano: “Ao invés de nós ministrarmos os encontros formativos com um grupo pequeno de jovens, complementando o ensino da escola, decidimos inovar, valorizar o protagonismo dos professores e envolver toda a escola nesse processo, no âmbito do Programa de Educação Integral do Estado de São Paulo”.
Maria Luísa explicou que “o intuito é que todas as disciplinas eletivas da escola sejam voltadas ao PJ-Tupi e que o “Horto de Tupi” seja um dos espaços educadores, utilizado conforme a demanda de cada uma delas”.
Ainda segundo a especialista ambiental “a equipe organizadora do programa (formada pelo IF, SEDEMA e a escola) está trabalhando com os professores na elaboração das ementas das disciplinas, juntamente com diversos parceiros voluntários, principalmente grupos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” e produtores rurais locais.”
“As disciplinas envolvem temas como Botânica, Zoologia, coleta de sementes e produção de mudas, ecoturismo, História de Tupi, consumo, resíduos, empreendedorismo, agroecologia, alimentação saudável, produção rural local e expressões corporais e arte. Cada estudante poderá escolher aquela com a qual mais se identifica, concluiu Maria Luísa”.
O Diretor da Escola Estadual Pedro de Mello, Thiago Franco, explicou que “esta é a primeira escola rural integral do Estado de São Paulo e o objetivo é valorizar essa identidade rural e todo esse trabalho de formação integral e eco profissional que já vinha sendo buscado”.
Sobre a importância do programa, o Diretor afirmou que “O PJ-Tupi comprova a importância do protagonismo juvenil na formação de um profissional preocupado consigo, com o outro e com o planeta, desenvolvendo atitudes e valores que respeitam a diversidade planetária e o
ecossistema”.
Em 2019, o Horto de Tupi traz também novidades na programação do “Vem Pro Horto”, programa que tem o objetivo de aproximar a comunidade e a unidade e contribuir para que esta se torne cada vez mais um espaço educador sustentável.
Uma das novidades é a realização do “Vem Passarinhar!”, voltado à observação de aves que no primeiro evento deste ano reuniu cerca de 30 pessoas. O biólogo voluntário Valdir Felipe, que conduziu a atividade, comentou sobre a iniciativa: “Hoje nós observamos cerca de 40 espécies diferentes, destacando a gralha-do-campo, o pica-pau-pequeno e o gavião-belo, que foi o primeiro registro aqui no Horto, que dificilmente é avistado em Piracicaba”.
“Vem Passarinhar na opinião do biólogo foi “muito bacana ver a interação das pessoas com a natureza e o Horto é um dos principais locais para esse tipo de atividade na cidade”. O analista ambiental da SEDEMA, que acompanhou a atividade, também destacou o sucesso do evento: “A primeira atividade do Vem pro Horto em 2019 foi um sucesso. Com a presença de aproximadamente 30 participantes, pudemos contemplar a beleza das aves presentes no Horto e promover a educação ambiental”.
A bióloga NEA/Sedema, Elizabeth da Silveira Nunes Salles comentou que “há diversas outras atividades planejadas no “Vem Pro Horto”: atividades lúdico-educativas para crianças, oficinas para ciclistas e caminhada histórica, entre outras.
A bióloga anunciou a próxima atividade do programa, a Oficina “Conheça sua bike e caminhos do Horto” que acontece no dia 10 de março a partir das 9h. e ressaltou que “desde junho de 2018, graças a formalização da parceria entre a Prefeitura de Piracicaba e o Instituto Florestal na gestão da área de visitação, a unidade passou a ser incluída em programas e projetos da Prefeitura, através do NEA/Sedema. Um exemplo é o “Lazer no Parque”, atividade que acontecerá no dia 24 de março (domingo), com cama elástica e brinquedos infláveis para crianças”.
Segundo os coordenadores, em breve serão divulgadas também as atividades previstas nos programas “EducaTrilha na Escola” (concurso de projetos de educação ambiental nas escolas envolvendo visitas ao Horto) e “Bacia Caipira: seguindo as águas e trazendo histórias (voltado a grupos de terceira idade de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste).
Além desses programas educativos, a Estação Experimental de Tupi também recebe visitantes e diversos grupos monitorados, como os escoteiros, do ramo “lobinho” do Grupo Escoteiro Uirapuru, de Santa Bárbara d’Oeste, composto por crianças de 6 anos e meio a 11 anos. O chefe de seção do ramo lobinho, Marcelo Baldin Marrosso, informou que as atividades são realizadas em diversas áreas, valorizando a biodiversidade e a importância da conservação da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário