quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Prefeito assina contrato para reforma de imóvel no Horto de Tupi



Horto de Tupi tem 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica
O prefeito Barjas Negri assinou na quarta-feira (29) o contrato para reforma do imóvel de nº 23 do Horto Florestal de Tupi. Após as obras, o prédio vai sediar um ponto de apoio do Pelotão Ambiental/Rural e também vai servir como base para ações do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). O valor do investimento será de R$ 116 mil.
Segundo a Secretaria de Obras, o galpão já existente, a estrutura de cobertura, telhas e alvenaria serão preservadas. As instalações elétrica e hidráulica serão refeitas. Entre as obras previstas estão a construção de novos sanitários, cozinha, salas de reuniões, escritórios e depósito. Também será instalado piso cerâmico, forro em PVC e feita a pintura. A área total é de 374,97 m2. O início das obras estão previstas para o mês de fevereiro.

HORTO - A Estação Experimental de Tupi, localizada na rodovia Luiz de Queiroz, km 149, no distrito de Tupi foi criada em 1949. Com uma área de 198 hectares com vegetação de Mata Atlântica, em sua área de reflorestamento são encontradas espécies florestais nativas e exóticas, originando um ambiente floristicamente diverso. Em junho de 2018 foi formalizada uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura de Piracicaba para uso da área de visitação pública e a gestão do local passou a ser compartilhada.
A partir dessa data, o Instituto Ambiental, Esalq/USP e a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema a Prefeitura, por meio do Núcleo de Educação Ambiental – Nea/Sedema criaram e implantaram vários projetos de educação ambiental como o Educa Trilha, o PJ Mais (Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social) com palestras, observação de pássaros, trilhas monitoradas desenvolvidos para crianças, adultos e idosos, etc. todos realizados de forma conjunta.

1º Plante de Vida do ano acontece no próximo sábado (01/02)


Evento será em área verde no bairro Água Seca

Plante Vida Santa Cecilia
A Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente (Sedema), através do Núcleo de Educação Ambiental – Nea, promove neste sábado (01/02), a partir das 09h, a 40ª edição do Plante Vida. O primeiro evento deste ano acontece no Bairro Agua Seca, na área verde em frente ao Colégio CLQ - esquina da Rua Hide Maluf com Rua Amsterdan.

O plantio contará com a participação do Prefeito Barjas Negri, do Secretário do Meio Ambiente, José Otavio Menten, representantes dos hospitais parceiros, além das famílias dos recém nascidos que aderiram ao programa e optaram por plantar em área verde.

Entre as espécies de árvores escolhidas para o plantio desse Plante Vida estão: embiruçu, guaiuvira, canela amarela, jequitibá, araribá e magnólia branca entre outras.

Lançado em 2007 com o objetivo de fortalecer o programa de arborização do município, o Plante Vida foi criado em parceria com as maternidades dos hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed. A ideia é que, para cada criança nascida na cidade, se plante uma nova árvore. No município nascem, em média, 15 crianças por dia, distribuídas pelas três maternidades, totalizando em média 5.500 crianças por ano. O programa já plantou mais de 50 mil árvores.

O Plante Vida –  Plante Vida nasceu como uma forma de conscientizar a
população sobre os benefícios da arborização urbana: embeleza a cidade, fornece sombra, aumenta a umidade do ar, refresca a temperatura da cidade, combate enchentes, oferece alimento e abrigo aos animais, reduz estresse, reduz a poluição sonora, diminui o efeito estufa, ameniza a erosão, dentre outros.

Com adesão de quase 100 %, os pais preenchem os cadastros nas maternidades e posteriormente são encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema e inseridos no banco de dados. A equipe do NEA faz o contato com a família. Existem três formas de os pais participarem do Plante Vida:

- plantio em calçada: a equipe da Sedema executa todo o processo do plantio, sendo de responsabilidade dos pais a manutenção da muda;
- plantio em área particular, quintal ou chácara: a Sedema doa a muda para ser plantada pelos pais;
- plantio em área verde: o plantio é comunitário; a Sedema define uma área verde e agenda o plantio com os pais.

Os pais que participam recebem um cartão comemorativo e também um Guia de Arborização com as instruções de como plantar uma muda.


Bancos da Parque da Rua do Porto passam por manutenção



O Parque da Rua do Porto, além da manutenção das áreas verdes, durante essa semana está recebendo também a equipe de obras da Secretaria de Defesa de Meio Ambiente – Sedema que está efetuando a manutenção e reforma dos bancos.
A equipe está efetuando a revisão estrutural dos bancos que pertencem do parque, trocando as madeiras que estão danificadas ou gerando riscos de acidente à população.  Durante essa operação, a equipe verifica também as condições das estruturas metálicas que sustentam os bancos e, para finalizar, realizam a pinturas dos mesmos.                                                                                                                 
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, além de implantar novas áreas de lazer nas diferentes regiões da cidade, realiza a manutenção periódica nesses espaços para auxiliar na promoção da saúde da população.


          
 

Funcionários da Empresa Piracicaba Ambiental são homenageados pelo Rotary


Este ano o Clube escolheu homenagear profissionais da limpeza pública, um coletor de lixo (gari) e uma varredora de rua (margarida).

O Rotary Club de Piracicaba Luiz de Queiroz realizou na terça-feira, 28/01, no Restaurante Monte Sul Centro, reunião festiva conjunta com o Rotary Piracicaba São Dimas, em comemoração ao Mês dos Serviços Profissionais.  Este ano o Clube escolheu homenagear profissionais da limpeza pública, um coletor de lixo (gari) e uma varredora de rua (margarida).

Prestigiaram o evento e os homenageados, autoridades do Rotary, o Secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, a Vereadora Nancy Thame e a Sra. Silvia Andrade, do Grupo J. Andrade e ainda Claudionor Silva da empresa Piracicaba Ambiental.

Os homenageados foram Fátima Cesário da Silva, 30 anos de profissão e Sidney Aparecido Alves de Almeida, que trabalha como gari há 23 anos. Eles falaram da alegria com a escolha e do quanto o fato de serem lembrados se torna um estímulo para seu trabalho e vida. Sidney não conseguiu estar presente na reunião, foi representado pelo seu chefe Claudionor Silva.

Roseli Piovezani Assis, secretária do Luiz de Queiroz, destacou que “o
objetivo da reunião foi homenagear profissionais que souberam fazer a diferença em suas áreas de atuação e, por extensão, junto à comunidade. Nós conhecemos os profissionais homenageados, pessoas que se destacam em sua profissão e que gostam do que fazem”, ressaltou Roseli.

Cada um dos homenageados recebeu um certificado de Reconhecimento Profissional pelo trabalho que realiza e vouchers para passarem um dia especial com seus familiares no Thermas Water Park oferecido pela Sra. Silvia Andrade.

Os homenageados fazem parte do quadro de funcionários da empresa terceirizada, Piracicaba Ambiental responsável pela limpeza pública de Piracicaba que realizam o trabalho de coleta e destinação adequado dos resíduos sólidos.

Sidney Almeida ao saber da homenagem que receberia destacou a importância da primeira separação dos resíduos nas residências em lixo seco e lixo orgânico. Comentou também que o maior problema que os coletores enfrentam é de vidro quebrado mal acondicionado e descartáveis da saúde, como seringa e lâminas. Ele mesmo já sofreu diversos acidentes com esses materiais.


Piracicaba é considerada pioneira no Brasil nesse setor. Coleta mais de 10 mil e 300 toneladas de lixo domésticos mensais destinados ao Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos - CTR onde grande parte se transforma em CDRU - Combustível Derivado de Resíduo Urbano.








quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Brinquedos da Praça no Bairro Nova América passam por manutenção



         A equipe de obras da Secretaria de Defesa de Meio Ambiente – Sedema está efetuando a manutenção e reforma dos brinquedos instalados na Praça Tereza Rasera Camuzi.   
         A equipe está efetuando a revisão dos brinquedos, efetuando consertos das peças danificadas ou gerando riscos de acidente às crianças que frequentam a Praça.  
Durante essa operação, a equipe verifica também as condições das estruturas metálicas que sustentam os brinquedos e, para finalizar, realizam a pinturas dos mesmos.
         A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema, realiza a manutenção periódica dos equipamentos instalados nas áreas de lazer da cidade.
Os funcionários da Sedema recomendam que os pais auxiliem na manutenção desses espaços, fiscalizando e que comuniquem a Secretaria em caso de algum equipamento danificado ou até denunciem pelo SIP 156 em caso de presenciar algum ato de vandalismo.  

Prefeitura inicia paisagismo da Praça José Bonifácio

Entre as espécies escolhidas estão a grama-amendoim, lantana e lambari-roxo, entre outras:


A Prefeitura deu início hoje, 28/01, ao novo projeto de paisagismo da Praça José Bonifácio, que inclui plantio de forrações e fornecimento de mudas para os canteiros. O investimento é de R$ 142 mil e a empresa vencedora é a Sergram Ambiental. O paisagismo faz parte da 3ª e última etapa da obra de revitalização da praça.
De acordo com informações da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), 12 canteiros da praça ganharão novas plantas e 7 canteiros serão recuperados (replantio). As espécies escolhidas são a grama-amendoim, lantana laranja, lambari-roxo, maranta-variegada, rabo-de-gato, mini lantana amarela, clorofito, rosinha-do-sol e singônio.
Barjas lembra que a revitalização, que começou em fevereiro de 2019, é uma das maiores já realizadas na Praça José Bonifácio, cartão-postal de Piracicaba. “Todo o projeto de revitalização foi pensado com os objetivos de deixar a praça mais segura, funcional e bonita para que a população ocupe ainda mais esse espaço que é seu”, reforça o prefeito Barjas.
Segundo o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, um novo projeto paisagístico para a praça era essencial. “Ao longo do tempo, seus canteiros foram descaracterizados, com plantas que não se harmonizam entre si. O objetivo agora, com esse novo projeto, é trazer o verde e a beleza das flores de volta à praça, mas com espécies que têm maior resistência, sem deixar de ser belas”, observa.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Plantas aquáticas agradam visitantes da Área de Lazer do Trabalhador



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, efetua a manutenção e limpeza periódica na Área de Lazer do Trabalhador.
A limpeza da lagoa foi realizada há algum tempo pela equipe da Sedema. Esse tipo de ação é realizada com o solo firme para a utilização de máquina pesada. O solo seco é importante para evitar danos tanto no solo como no gramado do parque.  Além da manutenção periódica, a Sedema faz o monitoramento constante do lago.

Nessa época do ano é possível observar de plantas aquáticas, criando uma bela paisagem para os visitantes da área de lazer.  De acordo com a explicação dos técnicos, trata-se de duas espécies de plantas aquáticas: alface d´água e ninfeia, erroneamente chamadas de aguapés e a presença delas faz parte de um ciclo da natureza.
A ocorrência, considerada um fenômeno natural pelos técnicos “as
chuvas carregaram nutrientes para o lago proporcionando a proliferação de alface d’água. Quando diminui o carregamento desses nutrientes acontece o desaparecimento das alfaces d’agua e abrem espaço para o florescimento das ninfeias”.

Prefeitura, por meio da Sedema, realiza corte de mato na Avenida Presidente Kennedy


A Prefeitura de Piracicaba está realizando, nesta terça-feira (28), corte de mato em toda a extensão da Avenida Presidente Kennedy, com previsão de conclusão até o final do dia. A via já recebeu a operação tapa-buraco.
O trabalho faz parte da força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que inclui ainda as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Trânsito e Transportes (Semuttran), para limpeza e manutenção das principais avenidas da cidade.
Os trabalhos incluem recuperação de pavimento, com tapa-buraco, sinalização da via e corte de mato em um total de 21 das principais avenidas de Piracicaba. A previsão de conclusão é para o mês de março. As avenidas beneficiadas são a Rio das Pedras, Pompéia e Dois Córregos, Professor Alberto Vollet Sachs, Dr. Paulo de Moraes, Presidente Kennedy, Dona Lídia, Dona Francisca, Nilo Peçanha, Corcovado, Brasília, Comendador Luciano Guidotti, Piracicamirim, Carlos Martins Sodero, Cássio Paschoal Padovani, Antonia Pazinato Sturion, Independência, Armando de Salles Oliveira, Laranjal Paulista, Saldanha Marinho e Carlos Botelho.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

PROFESSORES GANHAM VISITA PEDAGÓGICA À SERRA DO MAR COMO PRÊMIO DO EDUCATRILHA NA ESCOLA


No último dia 07, foram anunciadas as escolas vencedoras da segunda edição do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental desenvolvido na Estação Experimental de Tupi (“Horto de Tupi”) que consiste no apoio ao desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas escolas por meio de encontros formativos e de tutoria e incluem visitas à unidade.
No evento de premiação, foram apresentados todos os projetos pelas nove escolas estaduais, particulares e municipais participantes, que envolveram diretamente cerca de 1700 pessoas. São projetos que visam ao desenvolvimento do senso crítico e do protagonismo estudantil e à transformação dos espaços das escolas (com hortas, jardins, implantação da coleta seletiva etc.). Os projetos abordaram diferentes temas, como alimentação saudável, biodiversidade, queimadas, resíduos, entre outros, utilizando diferentes recursos e práticas pedagógicas.
desenvolvidos
Foram premiadas escolas em três categorias: a Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira (escolas estaduais de ensino fundamental), Escola Estadual Affonso José Fioravante (escolas estaduais de ensino médio) e Maple Bear Canadian School (escolas particulares).
A escola Manassés ganhou pela segunda vez o “EducaTrilha na Escola” e envolveu cinco disciplinas eletivas (“Desvendando o Bairro Monte Líbano”, “Criarte”, “Pequenos alimentos, grandes refeições”, “Viveiro educador” e “Como Vivem as Plantas”), sendo que algumas delas foram tão inspiradoras para os alunos que estes criaram clubes juvenis para trabalhar tais temáticas socioambientais. Houve, ainda, participação dessa escola no “Vem Pro Horto” (programa de educação ambiental do Horto de Tupi, com diversos tipos de atividades aos finais de semana e feriados) e acolhimento de visita de outra escola participante.
Na escola Fioravante, o foco da participação no programa foi a construção de um Espaço de Vivência Ambiental pelos estudantes, com a criação de uma “escada do saber”, jardim das amoras, trilha sensorial e árvore dos sonhos, no âmbito de um processo de educação ambiental. O professor Everaldo Francisco Satélis, que participou dos encontros formativos e articulou todo o projeto na escola, relatou: “O Programa de Educação Ambiental EducaTrilha na Escola foi a peça fundamental do quebra-cabeça que faltava entre a escola e o meio ambiente. Ele capacitou tanto professores quanto alunos, ampliou os horizontes dos mesmos e deu oportunidade para os estudantes desenvolverem novas habilidades e serem protagonistas do espaço de vivência ambiental da sua escola”.
Já na escola Maple Bear, o projeto trabalhou a questão dos resíduos, desde o consumo até o descarte, com a implantação da coleta seletiva na unidade escolar. Os estudantes participaram de todo o processo de planejamento e realização do projeto, inclusive manifestaram sua preocupação com a integração dos colegas da educação infantil, sugerindo o uso de desenhos feitos pelos pequenos para a identificação das lixeiras.
Visita ao Parque Estadual da Serra do Mar
As escolas vencedoras receberam como prêmio uma viagem pedagógica com os professores para o Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, área protegida escolhida pelos mesmos durante os encontros formativos. A viagem ocorreu entre os dias 15 e 17 de novembro e foi acompanhada por representantes do Instituto Florestal (IF) e da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) de Piracicaba/SP.
O grupo foi recepcionado pela equipe da Fundação Florestal, órgão responsável pela administração do Parque, que desenvolveu atividades com os professores durante toda a estadia dos mesmos. Foram realizadas as trilhas do Rio Paraibuna, Sensorial e das Cachoeiras, bem como uma oficina sobre um simulador de chuvas e construção da maquete “caminho das águas”. Foram apresentadas as características ecológicas e históricas do local, bem como os trabalhos de pesquisa e educação ambiental desenvolvidos no núcleo. Houve uma troca de experiências, de modo que os professores relataram os projetos desenvolvidos ao longo do ano.
“Sentir o clima ameno por conta das árvores, o cheiro da terra e das plantas, ouvir o canto dos pássaros e o som de outros animais fez eu me sentir viva e me acordou de um jeito absurdo para as questões ambientais. Sinto que se todas as pessoas do mundo pudessem ao menos uma vez na vida se desconectarem de tudo e passarem um final de semana numa imersão com a natureza, principalmente os nossos governantes, as causas ambientais, a proteção das nossas florestas seriam as primeiras pautas a serem discutidas e defendidas”, contou a professora Bruna Zilli, da Maple Bear Canadian School.
As coordenadoras do EducaTrilha na Escola, Maria Luísa Bonazzi Palmieri e Elizabeth da Silveira Nunes Salles, do IF e SEDEMA, também manifestaram sua satisfação quanto aos resultados do projeto e perspectivas de continuidade. A especialista ambiental Maria Luísa comentou:
“É possível observar uma evolução contínua dos projetos de educação ambiental desenvolvidos no programa e sua contribuição para o enraizamento da temática ambiental na escola, abordada em uma perspectiva crítica. Para 2020, teremos novidades, como a inclusão da dimensão cultural no programa”, comentou Maria Luísa.
“O fato do programa ter como referência critérios fundamentados em políticas públicas de educação ambiental contribui de forma significativa para que os processos aconteçam de forma integrada com outros projetos relacionados as questões ambientais, desenvolvidos pelas escolas. E ainda, a premiação valoriza principalmente atores fundamentais para que os projetos aconteçam nas escolas: o professor e a equipe gestora”, complementou Elisabeth.
O Programa é realizado pelo Instituto Florestal (IF) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) de Piracicaba com o apoio da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Secretaria Municipal de Educação, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), OSCIP Pira 21, Fundação Florestal e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP (por meio do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE). O Educatrilha na Escola é patrocinado pela OJI Papéis Especiais.

Sedema divulga a programação de manutenção de áreas verdes

Praça da Saudade agora de manhã (27/01)

A manutenção de áreas verdes (corte do mato) acontece de forma sistemática com uma programação divulgada no site da Sedema.  No link abaixo o contribuinte pode acompanhar essa programação fixa anual.  



Confira a programação do que está acontecendo a partir de hoje 27/01:

- Centro de Lazer Jardim Astúrias
- Bairro Jardim Astúrias
- Morro do Castelinho
- Parque da Rua do Porto
- Rua João Graner
- Praça do Cemitério da Saudade

No sábado,25/02 as equipes trabalharam na manutenção dos seguintes locais
-  da Avenida 31 de março
- Bairro Santo Antônio

A Sedema informa também que a programação poderá sofrer alterações em função de mudanças climáticas.



 

 






sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Operação delicada para retirada da árvore do Mirante



A Prefeitura, por meio de uma ação conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente – Sedema e a Defesa Civil executou a supressão de um exemplar de flamboyant localizado no interior do Parque do Mirante.

Há pouco mais de duas semanas, após uma chuva pesada, um galho grande da árvore rachou e pendeu sobre o prédio da sede do Nucleo de Educação Ambiental – Nea. A Defesa Civil e Corpo do Bombeiro foram acionados e desde aquele dia a área permaneceu isolada.

A queda da metade da árvore comprometeu o equilíbrio da árvore, então, por medida de segurança, a Defesa Civil solicitou a supressão.

Por ser um exemplar de grande porte, localizado em um ponto de difícil acesso de equipamentos pesados, foi necessário definir uma estratégia de ação para a retirada da árvore.  


Durante esse período, os técnicos da Sedema realizaram vistorias e finalmente programaram a ação. A retirada da árvore teve início na sexta-feira, 17 mas, apesar dos esforços, o equipamento convencional não foi o suficiente.

O serviço foi interrompido, retomado nesta semana e encerrou na tarde ontem, 23, Agora a segunda etapa é a retirada do tronco mas será necessário alugar um guindaste para evitar que ele caia sobre o canal.  



80 mil alevinos foram soltos no Rio Piracicaba, no Tanquã

 ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da AES Energia

O Instituto Beira Rio fez a soltura de 80 mil alevinos jovens das espécies piracanjuba e pacu no rio Piracicaba, no Porto de Areia da Praia Branca, na região do Tanquã, na manhã dessa quinta-feira,  23/01. Os alevinos foram doados pela AES Tietê Energia e a ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da empresa.
Além do Instituto, também foram parceiros nessa ação de soltura a Prefeitura
Voluntários e protetores participaram
 da soltura dos alevinos no Rio Piracicaba
de Piracicaba e a Aperp (Associação do Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes). Em oito anos, o Instituto Beira Rio e parceiros já repovoaram o rio Piracicaba com um milhão de peixes.

De acordo com Luís Fernando Magossi, o Gordo, presidente do Instituto Beira Rio, a soltura de alevinos juvenis, com cerca de 15 centímetros, é vantajosa, já que eles resistem muito melhor a fatores como a diferença da temperatura da água, por
Luís Fernando Magossi, o Gordo,
presidente do Instituto Beira Rio,
auxiliou na soltura dos alevinos
exemplo, além dos predadores. “Essa ação tem como missão repovoar o rio Piracicaba, que sofreu durante décadas com poluição e com a pesca predatória, para que ele volte às suas características originais”, completa.


Prefeitura realiza corte de mato em três avenidas



A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) vem realizando o serviço de manutenção de corte mato nos canteiros centrais das avenidas essa semana mais três delas receberam esse serviço: Pedro Habechian, no Jardim Itapuã, Armando Dedini, nas proximidades do Shopping Piracicaba, e Cristovão Colombo.

Esse serviço está acontecendo paralelamente ao trabalho de manutenção (corte de mato) das áreas verdes dos Bairros de acordo com a programação anual fixa divulgada no site da Sedema.  

Na primeira Pedro Habechian o serviço está em andamento e acontece em toda a sua extensão. Na Armando Dedini foi cortado o mato no canteiro central e o trabalho já está concluído. Na Cristovão Colombo os serviços estão em andamento, com previsão para término para amanhã, 25/01. Nessa avenida, o serviço é executado em toda a sua extensão, desde a divisa de Santa Teresinha até o bairro Algodoal.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Prefeitura inicia força-tarefa na Avenida Saldanha Marinho

A Prefeitura de Piracicaba iniciou a capina manual de mato em guias e sarjetas, além de limpeza, na Avenida Saldanha Marinho. O trabalho faz parte da força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que inclui ainda as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Trânsito e Transportes (Semuttran), para limpeza e manutenção das principais avenidas da cidade. Em seguida o local receberá o serviço de tapa-buraco, corte de mato e, se for necessário, reforço da sinalização.
Os trabalhos incluem recuperação de pavimento, com tapa-buraco, sinalização da via e corte de mato em um total de 21 das principais avenidas de Piracicaba. A previsão de conclusão é para o mês de março. As avenidas beneficiadas são a Rio das Pedras, Pompéia e Dois Córregos, Professor Alberto Vollet Sachs, Dr. Paulo de Moraes, Presidente Kennedy, Dona Lídia, Dona Francisca, Nilo Peçanha, Corcovado, Brasília, Comendador Luciano Guidotti, Piracicamirim, Carlos Martins Sodero, Cássio Paschoal Padovani, Antonia Pazinato Sturion, Independência, Armando de Salles Oliveira, Laranjal Paulista, Saldanha Marinho e Carlos Botelho.

Prefeitura conclui revitalização da Av. Luciano Guidotti


A Prefeitura já concluiu a revitalização da Avenida Luciano Guidotti. Os trabalhos realizados naquela via integram a força-tarefa coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que inclui ainda as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e de Trânsito e Transportes (Semuttran), para limpeza e manutenção das principais avenidas da cidade.
A Luciano Guidotti recebeu serviços de tapa-buraco para recuperação de alguns trechos do pavimento e corte de grama em canteiro e capina de mato em guias e sarjetas. 
Os trabalhos da força-tarefa incluem recuperação de pavimento com tapa-buraco, sinalização da via e corte de mato em um total de 21 das principais avenidas de Piracicaba. A previsão de conclusão é para o mês de março. As avenidas beneficiadas são a Rio das Pedras, Pompéia e Dois Córregos, Professor Alberto Vollet Sachs, Dr. Paulo de Moraes, Presidente Kennedy, Dona Lídia, Dona Francisca, Nilo Peçanha, Corcovado, Brasília, Comendador Luciano Guidotti, Piracicamirim, Carlos Martins Sodero, Cássio Paschoal Padovani, Antonia Pazinato Sturion, Independência, Armando de Salles Oliveira, Laranjal Paulista, Saldanha Marinho e Carlos Botelho.


Autor: João J. Souza/Fotos: Felipe Ferreira