segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

PROFESSORES GANHAM VISITA PEDAGÓGICA À SERRA DO MAR COMO PRÊMIO DO EDUCATRILHA NA ESCOLA


No último dia 07, foram anunciadas as escolas vencedoras da segunda edição do EducaTrilha na Escola, programa de educação ambiental desenvolvido na Estação Experimental de Tupi (“Horto de Tupi”) que consiste no apoio ao desenvolvimento de projetos de educação ambiental nas escolas por meio de encontros formativos e de tutoria e incluem visitas à unidade.
No evento de premiação, foram apresentados todos os projetos pelas nove escolas estaduais, particulares e municipais participantes, que envolveram diretamente cerca de 1700 pessoas. São projetos que visam ao desenvolvimento do senso crítico e do protagonismo estudantil e à transformação dos espaços das escolas (com hortas, jardins, implantação da coleta seletiva etc.). Os projetos abordaram diferentes temas, como alimentação saudável, biodiversidade, queimadas, resíduos, entre outros, utilizando diferentes recursos e práticas pedagógicas.
desenvolvidos
Foram premiadas escolas em três categorias: a Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira (escolas estaduais de ensino fundamental), Escola Estadual Affonso José Fioravante (escolas estaduais de ensino médio) e Maple Bear Canadian School (escolas particulares).
A escola Manassés ganhou pela segunda vez o “EducaTrilha na Escola” e envolveu cinco disciplinas eletivas (“Desvendando o Bairro Monte Líbano”, “Criarte”, “Pequenos alimentos, grandes refeições”, “Viveiro educador” e “Como Vivem as Plantas”), sendo que algumas delas foram tão inspiradoras para os alunos que estes criaram clubes juvenis para trabalhar tais temáticas socioambientais. Houve, ainda, participação dessa escola no “Vem Pro Horto” (programa de educação ambiental do Horto de Tupi, com diversos tipos de atividades aos finais de semana e feriados) e acolhimento de visita de outra escola participante.
Na escola Fioravante, o foco da participação no programa foi a construção de um Espaço de Vivência Ambiental pelos estudantes, com a criação de uma “escada do saber”, jardim das amoras, trilha sensorial e árvore dos sonhos, no âmbito de um processo de educação ambiental. O professor Everaldo Francisco Satélis, que participou dos encontros formativos e articulou todo o projeto na escola, relatou: “O Programa de Educação Ambiental EducaTrilha na Escola foi a peça fundamental do quebra-cabeça que faltava entre a escola e o meio ambiente. Ele capacitou tanto professores quanto alunos, ampliou os horizontes dos mesmos e deu oportunidade para os estudantes desenvolverem novas habilidades e serem protagonistas do espaço de vivência ambiental da sua escola”.
Já na escola Maple Bear, o projeto trabalhou a questão dos resíduos, desde o consumo até o descarte, com a implantação da coleta seletiva na unidade escolar. Os estudantes participaram de todo o processo de planejamento e realização do projeto, inclusive manifestaram sua preocupação com a integração dos colegas da educação infantil, sugerindo o uso de desenhos feitos pelos pequenos para a identificação das lixeiras.
Visita ao Parque Estadual da Serra do Mar
As escolas vencedoras receberam como prêmio uma viagem pedagógica com os professores para o Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar, área protegida escolhida pelos mesmos durante os encontros formativos. A viagem ocorreu entre os dias 15 e 17 de novembro e foi acompanhada por representantes do Instituto Florestal (IF) e da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) de Piracicaba/SP.
O grupo foi recepcionado pela equipe da Fundação Florestal, órgão responsável pela administração do Parque, que desenvolveu atividades com os professores durante toda a estadia dos mesmos. Foram realizadas as trilhas do Rio Paraibuna, Sensorial e das Cachoeiras, bem como uma oficina sobre um simulador de chuvas e construção da maquete “caminho das águas”. Foram apresentadas as características ecológicas e históricas do local, bem como os trabalhos de pesquisa e educação ambiental desenvolvidos no núcleo. Houve uma troca de experiências, de modo que os professores relataram os projetos desenvolvidos ao longo do ano.
“Sentir o clima ameno por conta das árvores, o cheiro da terra e das plantas, ouvir o canto dos pássaros e o som de outros animais fez eu me sentir viva e me acordou de um jeito absurdo para as questões ambientais. Sinto que se todas as pessoas do mundo pudessem ao menos uma vez na vida se desconectarem de tudo e passarem um final de semana numa imersão com a natureza, principalmente os nossos governantes, as causas ambientais, a proteção das nossas florestas seriam as primeiras pautas a serem discutidas e defendidas”, contou a professora Bruna Zilli, da Maple Bear Canadian School.
As coordenadoras do EducaTrilha na Escola, Maria Luísa Bonazzi Palmieri e Elizabeth da Silveira Nunes Salles, do IF e SEDEMA, também manifestaram sua satisfação quanto aos resultados do projeto e perspectivas de continuidade. A especialista ambiental Maria Luísa comentou:
“É possível observar uma evolução contínua dos projetos de educação ambiental desenvolvidos no programa e sua contribuição para o enraizamento da temática ambiental na escola, abordada em uma perspectiva crítica. Para 2020, teremos novidades, como a inclusão da dimensão cultural no programa”, comentou Maria Luísa.
“O fato do programa ter como referência critérios fundamentados em políticas públicas de educação ambiental contribui de forma significativa para que os processos aconteçam de forma integrada com outros projetos relacionados as questões ambientais, desenvolvidos pelas escolas. E ainda, a premiação valoriza principalmente atores fundamentais para que os projetos aconteçam nas escolas: o professor e a equipe gestora”, complementou Elisabeth.
O Programa é realizado pelo Instituto Florestal (IF) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) de Piracicaba com o apoio da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Secretaria Municipal de Educação, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), OSCIP Pira 21, Fundação Florestal e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP (por meio do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE). O Educatrilha na Escola é patrocinado pela OJI Papéis Especiais.

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