sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

A importância do descarte regular de resíduos


Durante o mês de dezembro houve um aumento considerável do volume de lixo domiciliar coletado na cidade. Cerca de 15% maior em relação ao ano passado no mesmo período.
A empresa responsável pelo trabalho, Piracicaba Ambiental, informou que, somente em dezembro, foram coletadas mais de 11.600 toneladas de lixo doméstico.
Uma das justificativas, segundo a empresa, é que esta época do ano, é considerada o pico
do volume de geração de resíduos domésticos, tanto seco como úmidos. – “uma situação típica do período de festas de final de ano quando o volume de resíduos gerado praticamente dobra. As pessoas consomem mais nessa época e, automaticamente, geram mais resíduos.

Entre os recicláveis, até mesmo o Catacacareco que recolhe inservíveis, tem um número bem maior de pedidos nessa época do ano, quando as pessoas, imbuídas pelo clima de renovação, resolvem descartar o que consideram obsoleto e inútil dentro de casa. Em dezembro de 2018 foram 1085 solicitações e em 2019 esse número subiu para 1249. 
Nesse início do ano, a coleta de lixo está normalizada apesar do registro de problemas pontuais.  A empresa informou que a frota completa de caminhões está nas ruas, os horários continuam os mesmos. A coleta da noite também está em ritmo regular.

A Prefeitura, por meio da Sedema gerencia os serviços para a destinação adequada de cada resíduo, mas nem sempre a população tem conhecimento disso ou utiliza esses serviços de forma correta, causando problemas e transtornos para os munícipes.
O descarte correto de resíduos proporciona bem-estar para a população e a Prefeitura tem feito grandes investimentos nessa área com grandes avanços, possuindo hoje uma estrutura que disponibiliza uma rede de serviços para receber o descarte de diversos tipos de resíduos e destina-los à locais corretos para reciclagem. 

- O lixo doméstico devem ser colocado no local certo, no dia certo, próximo ao horário do recolhimento. Alguns detalhes como fechar os sacos ajudam o trabalho dos coletores e evitam que o conteúdo se espalhe. Nessa época do ano, os sacos abertos expostos sofrem ainda com as intempéries O lixo colocado de forma inadequada causa problemas também para os vizinhos. Objetos cortantes devem ser isolados para evitar acidentes para os garis. 
Nos locais onde existe caçambas instaladas, é importante que o lixo seja depositado dentro de forma regular para evitar de causar transtornos.

A orientação para a utilização desses serviços estão disponíveis no site da Sedema:  http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/?pag=texto&id=3

Confira esses serviços e os locais de descarte em Piracicaba:

Resíduos de construção civil – RCCs (até m³), provenientes de obras e demolições concreto,
madeira, tacos, tijolos, blocos, considerados sobras de materiais podem ser reciclados e reutilizados em estradas vicinais, estradas rurais, pavimentação de vias públicas, operação tapa-buraco, entre outros".

Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, materiais eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores, por exemplo, podem ser descartados gratuitamente nos ecopontos.
Além dos ecopontos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias também podem ser descartadas na Central de Resíduos, assim como pneus e materiais eletroeletrônicos.

Coleta Seletiva – de acordo com a programação

Catacacareco – a Prefeitura, através da Sedema, mantém o serviço gratuito que consiste em retirar na casa dos munícipes móveis e utensílios que não são mais utilizados, como fogão, geladeira, guarda-roupa, sofá, mesa, cadeira, tanque de lavar roupa e tantos outros. Para descartá-los, basta ligar no SIP 156 e protocolar o pedido.

Resíduos de Construção Civil – RCCs
Ecopontos: Para descarte de resíduos de construção civil até m³ (equivalente a carroceria de um carro tipo saveiro), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, materiais eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores. São oito espalhados pela cidade:

1. Monte Rey (rua Giovanni Ferrazo);
2. Bosques do Lenheiro I (rua Sapucaia);
3. Santo Antônio – Rua João Lauretti
4. Cecap/Eldorado (avenida Eurico Gaspar Dutra, ao lado da área de lazer);
5. Jardim Oriente (avenida Luís Pereira Leite, próximo à escola municipal);
6. Ártemis (rua Fioravante Cenedese);
7. Mário Dedini I (rua Antônio Franco de Lima);
8. Mário Dedini II (rua dos Topázios);

Lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias:
- Central de Resíduos avenida das Ondas, 6.565 - Ondinhas
- Ecopontos (endereços acima);
- Terminais de ônibus urbano; (somente para descarte de pilhas e baterias)
- Centro Cívico (rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2.233 - Chácara Nazareth): de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30;
- Parque Santa Teresinha (rua Adelmo Cavagioni, próximo à Ponte Estaiada);
- Parque Piracicamirim (avenida Professor Alberto Vollet Sachs, próximo ao terminal do Piracicamirim);
- Zoológico Municipal/Paraíso da Criança (avenida Marechal Castelo Branco, 426 - Jardim Primavera): de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30;
- Estação da Paulista (avenida Doutor Paulo de Moraes, 1.540 - Paulista): diariamente, das 8h às 17h.

Pneus e materiais eletroeletrônicos:
- A Central de Resíduos, instalada no Bairro Ondinhas.

Denúncias - Para casos de descarte incorreto, os munícipes podem comunicar a Prefeitura pelo Serviço de Informação à População (SIP), telefone 156, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, ou o Pelotão Ambiental, pelo telefone (19) 3426-1996, com plantão 24 horas.
Mas, para melhorar a qualidade de vida, é necessário que em 2020 aumente também a consciência ambiental de todos, em prol do bem comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário