sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Prefeitura cria nova força tarefa para a operação limpeza dos córregos.


A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Defesa Civil e das Secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Agricultura e Obras (Semob) também da autarquia Serviço de Agua e Esgoto (Semae) criou mais uma vez uma força tarefa que vem executando a limpeza de córregos desde o início desse ano. 
Na quinta-feira (02) foi um dia de muito trabalho para as equipes quando foram executados serviços de limpeza e retirada de entulhos no Córrego da Colônia, no trecho da Travessa Liberdade, Bairro Jaraguá. Naquele local, as aduelas estavam completamente obstruídas com lixo, galhos, colchões, entulho, pedaços de madeira. Foram necessárias três viagens para remoção desses resíduos.

No Bairro Itapuã, as equipes efetuaram a limpeza e desobstrução nas galerias do córrego Itapuã. Ali, foram retirados entulho, pneus, madeiras e muito lixo sendo necessários três caminhões para retirada do entulho. O mesmo aconteceu na Rua Arthur Madeira no Bairro Pauliceia quando foram utilizadas duas viagens para retirar o entulho.  
Para esta ação, a Prefeitura contou com uma equipe de funcionários e utilizaram vários equipamentos como uma escavadeira hidráulica do Semae, um caminhão com prancha da Sema para transportar a escavadeira hidráulica, um caminhão truck da Sedema. (Atualizar equipamentos).

De acordo com Odair Melo, secretário executivo da Defesa Civil, nas ações conjuntas de limpeza de córregos que a Prefeitura vem executando - “muitos desses materiais são retirados de dentro dos córregos sendo uma operação difícil, que demanda um trabalho redobrado, para desobstruir a passagem da tubulação”.  

Lixo, entulho, muito materiais descartados quando de forma incorreta, acabam transportados para os leitos dos córregos e acabam se enroscando em galhos nas margens causando pontos de transbordamento.

Continuando, Odair comentou “essas tais situações acabam trazendo problemas sérios para o município, principalmente alagamentos causados pela obstrução. O entulho e o lixo são transportados pela água e entopem galerias, e, além de causar alagamentos, produzem mau odor e poluição visual.

O Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, ao comentar sobre mais
esta ação de limpeza insistiu “não há necessidade alguma desses materiais serem descartados em locais inapropriados, como os córregos e terrenos baldios. O município dispõe de uma rede de serviços disponíveis para a população sem nenhum custo: coleta regular de lixo doméstico, coleta seletiva, cata cacareco e outros. E ainda temos oito Ecopontos aptos para receber restos de construção civil e vários outros tipos de resíduos.”

Esse trabalho deve se estender para outros córregos da cidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário