sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Exemplo de descarte irregular de resíduos

Descarte irregular de poda de árvores na calçada

Apesar de toda estrutura criada pela Prefeitura para facilitar a vida do cidadão, um número grande quantidade de descartes irregulares ainda são registrados pela Sedema.  
Exemplo disso, o próprio secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten, registrou na tarde de hoje, 16/01 o descarte de poda de árvores na calçada da Rua Capitão Antônio Correia Barbosa, 883, próximo à Prefeitura.

O resíduos de poda de árvore não são considerados resíduos domiciliares, nem recicláveis, não fazem parte do contrato, e portanto, não são recolhidos pela empresa responsável pelo serviço, Piracicaba Ambiental.  Esse tipo de resíduo, o munícipe deve encaminhar ao ecoponto mais próximo da sua residência ou encaminhar para compostagem.

O descarte irregular, de resíduos de toda ordem, além de causar sérios danos ambientais na maioria dos casos, muitas vezes causam impactos negativos com vizinhos e com próprios transeuntes quando deixados nas calçadas e vias públicas.  

A estrutura criada pela Prefeitura, através da Sedema, disponibiliza uma rede de serviços para receber o descarte de diversos tipos de resíduos e destina-los à locais corretos para reciclagem. Portanto não se justifica o descarte irregular.

A cidade conta com oito unidades de ecopontos, instaladas até o momento, em pontos estratégicos da cidade. Estes locais estão aptos para receber restos de poda de árvore além de outros resíduos como: entulho proveniente de pequenas obras (reforma até 1 m3, equivalente a uma carroceria de pick-up), pneus de carros (em pequenas quantidades), pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e recicláveis, eletroeletrônicos, móveis inservíveis.

 Central de Resíduos: 

Avenida das Ondas, 6565 -  Bairro Ondinhas

Ecopontos

1.    MONTE REY: Rua Giovanni Ferrazo
2.    BOSQUES DO LENHEIRO I -   Rua Sapucaia
3.    CECAP/ELDORADO: Av. Eurico Gaspar Dutra (ao lado da área de lazer)
4.    JARDIM ORIENTE: Rua Profª MAria Isabel Teixeira Mendes x Rua Dr. Raul Machado Filho
5.    ÁRTEMIS - Rua Fioravante Cenedese
6.    MÁRIO DEDINI I - Rua Antônio Franco de Lima
7.    MÁRIO DEDINI II - Rua dos Topázios
8.    SANTO ANTONIO - Rua João Laurelli – Residencial Santo Antônio


Nenhum comentário:

Postar um comentário