quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Projeto Muda Pira – ação colaborativa de arborização


No último sábado (03), três amigos iniciaram a primeira ação de arborização urbana em Piracicaba através do projeto Muda Pira, na calçada da Igreja São Judas Tadeu. Esse evento contou com o apoio da Sedema e com a presença do Secretário do Meio Ambiente, José Otávio Menten.  

Esse projeto, tem por objetivo contribuir para a arborização da cidade e
também para conscientizar as pessoas sobre a importância de plantar e manter as árvores e assim preservar o meio ambiente para melhorar a qualidade de vida e a saúde.

Segundo os responsáveis pelo Projeto Muda Pira: “tudo começou com um bate papo. A Janaina Naka (Jana) tinha o desejo de plantar uma árvore e convidou o amigo Danilo Aguileira que é engenheiro agrônomo para ajudá-la. Ele sugeriu o plantio de várias árvores, pois tinha um sonho antigo que gostaria de pôr em prática; realizar a arborização urbana em Piracicaba. Diante do desafio, ela decidiu convidar mais um amigo, Rogério Oliveira que é engenheiro florestal, porque assim poderiam planejar as ações de forma estruturada, com devido amparo técnico”.


A partir disto, juntos idealizaram o projeto Muda Pira e se mobilizaram para realizar ações de plantio e conscientização. Jana destacou, “Amo praticar esportes, principalmente ao ar livre, em contato com a natureza e meus amigos Danilo e Rogério, também. Eu incentivo muito as pessoas a cuidarem da saúde, terem uma alimentação saudável e praticarem uma atividade física. Acredito que a arborização contribui muito para a saúde das pessoas e precisamos nos  empenhar para preservar o meio ambiente, onde vivemos.", afirmou.

O envolvimento da população no projeto de urbanização foi fundamental para criar uma consciência ambiental e criar vínculo e responsabilidade como cidadão. “Com esse tipo de atividade; as ações colaborativas, podemos despertar o interesse das pessoas em criar e manter um meio ambiente favorável e assim levamos de maneira simples e direta, todas as informações necessárias para que as pessoas façam sua parte.”, Danilo Aguileira ressaltou.

 A primeira ação foi realizada em comemoração aos 252 anos de Piracicaba e o plantio de uma muda foi um ato simbólico que representou o presente do Muda Pira para a cidade e marcou o início das ações. Rogério Oliveira comentou, “Realizamos um trabalho que deve ser feito em toda a cidade de Piracicaba; encontrar canteiros vazios que devem ser ocupados por árvores, e que atualmente estão ocupados por “mato” ou plantas inadequadas para o plantio em calçadas.”, avaliou. “Tecnicamente falando, o local onde colocamos as árvores precisa ser bem preparado; o tamanho do canteiro, profundidade, nutrição e umidade devem ser adequados para receber as mudas e estas, devem ser de boa qualidade.”, recomendou.

As ações são planejadas e abertas ao público que pode aderir ao movimento #mudapira e participar da forma que desejar. Há espaço para todos que quiserem contribuir com seu talento e tempo. Os interessados podem entrar em contato por Whats App 19 99634-2323 - Jana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário