quarta-feira, 7 de agosto de 2019

CTR recebeu a visita técnica do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente.


Nessa segunda-feira, a CTR - Central de Tratamento de Resíduos de Piracicaba,
o complexo responsável pela gestão de resíduos sólidos da Piracicaba Ambiental, recebeu a visita técnica do Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. 

Na ocasião, Penido conheceu o primeiro biodigestor da unidade responsável por produzir biometano.

“Resíd
uo sólido faz parte do saneamento básico, tal qual a questão do esgoto afeta diretamente a saúde pública. Só existe uma maneira de fazer frente a esse desafio. É por meio dos consórcios que vamos construir as melhores soluções”, disse Penido.

Para o Prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, é preciso encontrar uma saída dentro das regiões metropolitanas e aglomerados urbanos para atender à Lei Federal do Saneamento e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

“Estamos na bacia do PCJ, temos um plano nacional com metas estabelecidas para cada um dos municípios, abastecimento de agua, coleta, tratamento e resíduos. No saneamento, cada município foi buscando sua solução, mas na questão do lixo não dá para cada cidade ter a sua usina”, destaca Barjas.

O presidente da Piracicaba Ambiental, Gerson de Grutolla, fez uma apresentação da planta da empresa e destacou da importância do CDR (Combustível Derivado de Resíduo).

“Nós desenvolvemos um programa de classes de CDRs capaz de utilizar 100% do lixo, não existe mais perda, tudo é consumido e incorporado pelo alto-forno de cimento”, comentou.

Participaram da visita técnica, por todo o complexo, prefeitos e secretários de cidades da região administrativa de Piracicaba, acompanhados pelo secretário do Meio Ambiente de Piracicaba, José Otávio Menten, o subsecretário de Infraestrutura da pasta Glaucio Attorre, os assessores técnicos José Valverde, Ivan Mello, Carlos Lothar e o assessor da presidência da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) João Luis Potenza que puderam conhecer passo a passo o tratamento do lixo dado pela empresa.
“Boas práticas, soluções como essa que respeita o meio ambiente, serão apoiadas pelo Governo do Estado de São Paulo, sempre com transparência, seriedade e respeitando as exigências da Cetesb”, concluiu Penido.

Atualmente, são produzidos diariamente no estado de São Paulo e encaminhado para aterros, 40.7 mil toneladas de resíduos sólidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário