quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Debate busca soluções para o manejo das leucenas


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente- Sedema, promoveu um debate para buscar soluções para o manejo de uma das mais problemáticas das árvores invasoras: as leucenas.O evento aconteceu nesta terça-feira, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação- SMA e contou com a presença do Prefeito Barjas Negri, da Vereadora Nancy Thame, do Coordenador da Agência de Água PCJ, Francisco Lahóz. 
  

Na abertura, o Prefeito Barjas Negri agradeceu a contribuição de todos para auxiliar na
solução do problema de invasão de leucenas. “A Sedema tem a missão de mostrar o caminho da sustentabilidade para o município e dentro do nosso plano contamos com programas de arborização urbana e de recuperação de mata ciliar. Muitas vezes nos defrontamos com problemas de invasão agressiva das leucenas”.
Barjas citou um exemplo notório que é a Avenida Renato Wagner: “ali  era um lugar ermo, abandonado, que gerava muita insegurança para quem passava por ali. Causou um grande impacto inicial com a retirada das leucenas que haviam dominado todo aquele espaço. Mas hoje as pessoas elogiam, virou um Parque linear frequentado por muita gente”.
Barjas acredita o debate deve contribuir para o avanço na solução do problema. Ele lembrou do Encontro Paulista de Arborização Urbana promovido pela Prefeitura em 2007, com apoio da Esalq e da SBAU (Sociedade Brasileira de Arborização Urbana) que contou com a participação de 87 municípios paulistas, alguns paranaenses e catarinenses: “após dois dias de debates, os participantes aprovaram propostas e encontraram algumas saídas para Arborização Urbana adotadas por muitos municípios.
Durante o seminário, as soluções implantadas com êxito na Prefeitura de Campinas foram
apresentadas pelo Secretário de Verde e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogerio Menezes. O secretário demonstrou o Plano Verde lançado em 2016 naquela cidade e a experiência positiva do manejo dessa espécie invasora.

“Criamos em 2016 em Campinas, o Plano Municipal do Verde que engloba vários programas, como o de erradicação das espécies exóticas invasoras e, entre elas, a principal, sem dúvida é a leucena. É a “campeã das campeãs na questão da invasão e de prejuízo ambiental causado pela proliferação dessa espécie invasora”.
O programa de irradiação, segundo o secretário, tem sido implantado através de duas medidas: projetos pilotos de retirada de leucenas e outro no licenciamento ambiental.
“Em um só local, foram suprimidas 40 mil leucenas e, em seguida, plantadas espécies nativas”. O secretário demonstrou imagens do entorno do Córrego do Serafim que ao longo do tempo havia sido tomado pelas leucenas seguido de outro com o  resultado depois da intervenção.
“Em princípio, quando fazemos a supressão de um numero grande, as pessoas se assustam porque estão acostumadas com aquela “paisagem verdinha”. Isso causa um impacto inicial, mas é que elas não sabem que embaixo daquelas árvores não nasce mais nada, as leucenas vão dominando tudo e impedindo que as outras árvores nativas cresçam, prejudicando a biodiversidade tanto da flora quanto da fauna.

A outra medida adotada, em relação ao licenciamento ambiental, onde hoje a lei exige que seja feita a supressão na região do empreendimento: “nem que seja só a impermeabilização ou supressão de algumas árvores em razão de empreendimento imobiliário ou qualquer outro público ou privado”.
Em seguida, o Prof. Marcelo Leão, diretor da Propark, apresentou uma proposta para o controle das leucenas no município de Piracicaba. Marcelo comentou sobre a importância do debate sobre o assunto: “ não são só a leucena, mas toda vegetação invasora representa um dos maiores problemas
do mundo moderno. São essas plantas que se alastram de maneira descontroladas, tanto no meio urbano como no meio rural, ou mesmo no meio rural não cultivado. E, justamente por crescerem desordenadamente representam um prejuízo para todos os tipos de ecossistemas. Então, não é só dever, mas obrigação dos gestores públicos e privados criarem mecanismos, buscarem alternativas para controlar esse tipo de manifestação porque acaba impactando muito significativamente e negativamente nos ecossistemas. “
O Secretário Menten, também falou sobre a importância desse debate: "as leucenas são plantas que não existiam no Brasil, foram introduzidas e vem se comportando como invasoras, competindo com as espécies nativas e prejudicando a biodiversidade. A realidade é que hoje, em todos os cursos d`´agua, córregos, beira de estradas de ferro, estão ocupados pelas leucenas e porisso precisamos urgentemente achar uma solução, com técnicas mais eficientes e efetivas.  As sugestões de especialistas e experiências já realizadas vão contribuir para
que a situação em Piracicaba seja equacionada. Segundo o secretário, “a meta é que tenhamos, novamente, a predominância das espécies nativas nas margens dos rios, córregos e outras áreas verdes da cidade. Com isso, vamos contribuir para a vida dos animais silvestres da região e melhorar o aspecto visual de Piracicaba, sempre em busca de uma cidade sustentável e com a melhor qualidade de vida”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário