quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Prefeitura inicia 2ª etapa de revitalização da Praça José Bonifácio


A Prefeitura iniciou a 2ª etapa de revitalização da Praça José Bonifácio. O investimento será de R$ 221.304,98. Os primeiros serviços para uma grande revitalização desse, que é um dos principais cartões-postais de Piracicaba, começaram em fevereiro, com poda de árvores, pequenas reformas, manutenção na iluminação e no piso, limpeza, além da remoção dos dejetos de pássaros. Uma outra etapa, a 1ª de grandes serviços, foi iniciada em maio e concluída (leia abaixo).

Agora, na 2ª etapa, as principais ações serão a desativação da fonte, obra aprovada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) e reconstrução do piso no local e demolição parcial do canteiro onde fica o playground, onde serão instalados novo piso emborrachado e novos brinquedos. A praça também vai ganhar novas luminárias e reforma e tratamento das muretas. A reforma é de responsabilidade da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

BRINCADEIRA INCLUSIVA – A 2ª etapa também contempla a troca dos brinquedos do playground que faz a alegria da criançada que frequenta a praça. De acordo com informações da Sedema, será instalada no local uma central de recreação, formada por torres com coberturas em forma de pirâmide, passarelas com assoalhos em madeira plástica e proteção tubular, escorregador duplo, tobogã em plástico, teia de aranha, balanço, escada, parede de escalada vertical e rampa.

Plauground vai ser substituído, com novos brinquedos para crianças com deficiência
Além da central, também serão instalados balanço duplo com assento especial, carro táxi com mola dupla e balanço com mola de 4 lugares. As crianças com deficiência poderão se divertir também no local, no balanço frontal inclusivo e no carrossel para cadeirantes. Camila Moschini, que mora em Piracicaba e costuma levar os dois filhos para brincar no local, gostou da notícia de revitalização do espaço. “Venho almoçar no Centro, venho ao Poupatempo e eles pedem para vir brincar no parquinho. Achei superinteressante essa reforma”, disse.

1ª ETAPA – A 1ª etapa de melhorias, iniciada em maio, já foi concluída. Ela contemplou a demolição da base do Pelotão Ciclístico, da Guarda Civil, localizada em frente à rua São José, e reconstrução do piso hidráulico no local. Outros pontos que apresentavam problemas no piso da praça também foram recuperados.


Outra mudança importante nessa fase teve como foco a acessibilidade. Foi instalado piso podotátil no techo que liga o ponto de ônibus da rua XV de Novembro até o prédio do Poupatempo, na rua São José. O piso podotátil fornece sinalização adequada para deficientes visuais. Por meio de placas com relevos fixadas no chão, o deficiente visual ou pessoa com baixo índice de visão pode compreender onde se encontra e se locomover de maneira independente pelo local.

Para atender um pedido do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), a Prefeitura complementou as melhorias de acessibilidade da praça com a construção de 4 faixas elevadas nas ruas do quadrilátero: rua XV de Novembro, rua Moraes Barros e rua Boa Morte, que ligam, também, a rua XV ao Poupatempo. As faixas foram construídas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran). Todo o percurso foi avaliado pelo Comdef.

“A Praça José Bonifácio é um dos símbolos de nossa cidade, assim como o rio Piracicaba. Manter um espaço dessa dimensão é um trabalho difícil. A manutenção é constante, mas, com o tempo, aparecem alguns problemas que exigem uma dedicação e investimento maiores para resolução”, afirmou o prefeito Barjas Negri.

“As ações foram definidas após consultas a diversos segmentos da sociedade, como a Câmara de Vereadores, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), ADL (Câmara dos Dirigentes Logistas), Igreja, moradores e comerciantes. Também envolveu diversas secretarias – Semtre, Smads, SemacTur, Semob e Ipplap – e está de acordo com a disponibilidade orçamentária da Prefeitura”, explicou o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.

HISTÓRIA - A Praça José Bonifácio foi demarcada no ano de 1784, período no qual o povoado original ainda se encontrava na margem direita do rio (lado do Engenho Central) e foi transferido para a margem esquerda.

Na publicação do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Piracicaba em Traços e Cores Atuais, com organização e texto do arquiteto e diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, Marcelo Cachioni, com a nova configuração do povoado, houve a necessidade da gestão pública local realizar a demarcação da nova esplanada, local onde se encontrariam os prédios públicos.

Assim, houve a definição do Largo da Matriz, Jardim Público e Largo do Teatro, que posteriormente, após várias transformações, que variam desde seu traçado urbano até ao seu paisagismo, se fundiram, tornando-se a Praça José Bonifácio.

No formato que se tem hoje, foram construídos na praça, além da Matriz de Santo Antonio - primeira igreja oficial ao padroeiro da cidade, a antiga Câmara Municipal e o Teatro Santo Estevão, já demolidos. A Praça José Bonifácio é um dos mais antigos e tradicionais espaços públicos de Piracicaba e faz parte da história cívica dos piracicabanos. Manifestações públicas e monumentos que marcam não só a história dos piracicabanos, mas do país, caracterizam o espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário