quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Prefeitura lança campanha para descarte consciente de medicamentos vencidos


medicamentos vencidos
A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias municipais de Saúde e Defesa do Meio Ambiente, lançou na tarde de hoje, quinta-feira, 15/08, a campanha para o descarte correto de medicamentos vencidos ou não utilizados, além de resíduos perfuro cortantes (seringas e agulhas).

O lançamento aconteceu no gabinete do prefeito Barjas Negri, com a presença dos secretários da Saúde, Dr. Pedro Mello e do Meio Ambiente José
Otavio Menten e equipe da Saúde. Com o slogan Descarte Consciente – Faça o Bem sem Olhar a Quem! a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de se descartar corretamente os medicamentos.

Desde 2011, a Prefeitura, através da Sedema, incluiu no contrato de coleta de Resíduos de Serviços de Saúde- RSS, os resíduos de medicamentos, ou seja, remédios vencidos, não vencidos e que não são utilizados e também os recipientes que armazenaram diretamente os remédios e outros desse âmbito.


Atualmente o sistema de coleta de RSS da Sedema executa a coleta desse material em 900 estabelecimentos da cidade mensalmente, incluindo farmácias e locais de coleta de medicamentos. Em alguns desses estabelecimentos as coletas são diárias e em outros semanais de acordo com a demanda.   
Somente em 2018 foram coletados 2.255,4 kgs de medicamentos e do inicio de 2019 até julho o total coletado é de 1.160,0 kgs de medicamentos coletados. Os resíduos coletados nos pontos de descarte são encaminhados para uma empresa especializada que trata desse material através de processo de incineração.

O objetivo dessa campanha, de acordo com a coordenadora do DAF, Ana Raquel Passari Faggin de Castro, o objetivo é “conscientizar a população dos perigos causados por acúmulo de medicamentos em casa, o descarte em lixo comum dos vencidos ou não utilizados, resíduos perfurocortantes e também reforçar o serviço existente em Piracicaba”.

Os pontos de descarte estão em todas as farmácias de rede municipal e em redes farmacêuticas do município. Para a campanha também haverá distribuição de material informativo (cartazes e folders) nesses locais e também em escolas estaduais e municipais.

“Queremos informar à população sobre como proceder com os medicamentos
vencidos, que sobraram de algum tratamento e estão guardados em casa, além de informar também aos pacientes diabéticos que usam insulina diariamente e precisam fazer o descarte correto das seringas e agulhas. Lembrando que devemos evitar o acúmulo de medicamentos em casa, pois pode propiciar a ingestão acidental por crianças e idosos, causando intoxicação grave e também a automedicação, já que o paciente pode usar o medicamento sem orientação do profissional, de forma incorreta e irracional, causando muitos malefícios à saúde”, explicou Ana Raquel.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas da Fundação Osvaldo Cruz, no Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação ocorrem por uso indevido de medicamentos. No Brasil, são registradas duas intoxicações a cada hora pelo mesmo motivo, sendo a intoxicação por medicamentos a causa de 20% dos óbitos registrados no País.

Mais informações Ligue 156
Ou através dos sites:
Ou

Nenhum comentário:

Postar um comentário