sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Prefeitura recebe o descarte de 40 kg de pilhas e baterias de saltinho


A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Defesa do meio
Ambiente – Sedema, recebeu nesta sexta-feira, 30/08, mais uma remessa de 40kg de pilhas e baterias da Prefeitura de Saltinho.  

Os resíduos foram encaminhadas à Central de Resíduos, localizada no Bairro Ondinhas. Esta arrecadação foi possível graças ao convênio realizado entre as duas cidades, há quatro anos, oficializada através do processo administrativo número 110.278 de 15/09/2015 pautado no Decreto Municipal número 15.935/2014.

Ariella Machado de Oliveira Montebello, Diretora do Departamento de Saneamento e Meio Ambiente de Saltinho, explicou que “esse descarte é feito uma vez por ano, as pessoas levam ao ponto de descarte localizado na Prefeitura da cidade. A Diretora explicou que estão preparando uma cartilha para conscientizar as pessoas da importância do descarte correto.  



A Prefeitura de Saltinho tem cerca de 8.000 habitantes. A Diretora justificou essa parceria com a Prefeitura de Piracicaba: “não temos força suficiente. Para as empresas que fazem a coleta desse tipo de resíduos não vale a pena buscar uma caixinha de 40 kg de pilhas e baterias. Já Piracicaba é cidade maior, gera um volume maior e para a empresa vale a pena,”

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, PNRS prevê que sejam estabelecidos consórcios entre os municípios. Celise Romanini, responsável pelo setor de Gerenciamentos de Resíduos Sólidos comentou: “Piracicaba é o maior município do Aglomerado Urbano. Convênios como esse, feito com a Prefeitura de Saltinho poderão ser feitos com outros tipos de resíduos não só de pilhas e baterias. Os municípios maiores, tem uma estrutura diferente dos municípios menores que as vezes não tem nem local para se implantar uma estrutura de tratamento de resíduos ou coisa semelhante. Então”, continuou Romanini, “devemos trabalhar em conjunto com os municípios menores no nosso entorno, dividindo contas proporcionalmente ao volume e peso de resíduos que estas cidades pequenas geram. Celise finalizou dizendo: “acredito que essa é a tendência do futuro e que temos que avançar nessa direção.”

Através deste trabalho consorciado onde uma cidade de maior porte como Piracicaba, que atende a demanda de uma cidade pequena como Saltinho, faz com que, resíduos como as pilhas e baterias, que oferecem grande impacto na natureza, tenham uma destinação ambientalmente correta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário