quinta-feira, 29 de maio de 2014

Seguem as obras de revitalização da avenida Independencia

Cerca de 20 árvores da avenida Independência estão sendo substituídas depois de analisadas previamente pelos técnicos da Sedema, inclusive com ultrassonografia para um diagnóstico mais preciso. Elas apresentaram sinais de senescência e problemas fitossanitários.  No lugar delas, inicialmente serão plantados 20 ipês.

Conforme o técnico e mestrando da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Flávio Henrique Mendes, informou ao Portal G1 “ a aplicação dos ipês construirá para o aumento da sombra e diminuição das temperaturas no local. Os ipês, fazem bastante sombra, o que contribui para os pedestres que passam por ali e protege o asfalto da incidência direta do sol e da chuva. Ainda de acordo com o especialista, árvores como os ipês ajudam a melhorar a qualidade do ar, já que têm folhas pilosas, que absorvem a poluição produzida pela grande quantidade de veículos que trafegam pela avenida. A taxa fotossintética desse tipo de árvore é bem alta, o que diminui a chance do ar daquele local provocar problemas respiratórios, por exemplo", disse Mendes.” 

Outro ponto relevante está ligada à segurança, como pode ser observado nas fotos realizadas durante a operação. Como pode ser observado visualmente nas fotos, as condições de resistências das arvores, prevenindo a sua queda e suas consequências.  

Naquele trecho, em frente ao muro do Cemitério da Saudade, onde estão os painéis dos artistas piracicabanos, além das árvores os taludes também terão a grama substituída.  
Estas ações que estão acontecendo na avenida Independência fazem parte do projeto revitalização do paisagismo proposto pelo prefeito Gabriel Ferrato para valorizar o verde viário das diversas avenidas da cidade.

Os canteiros centrais estão recebendo o plantio de 110 palmeiras "Jerivá" e "Areca de Locuba", muitas delas em substituição às que foram retiradas ou que morreram.  Também estão recebendo o plantio de grama esmeralda, num total de 6800 m2, em substituição à grama praguejada. A grama esmeralda é uma espécie cultivada, foi escolhida por ser mais adequada porque além de oferecer menor demanda de manutenção, cresce menos e com menor velocidade.

As obras da avenida Independência acontecem em toda a sua extensão: ou seja, desde a avenida Pádua Dias até a Governador Pedro de Toledo, incluindo a rotatória citada (na curva da avenida Independência).  

Paralela a esta obra, a avenida Torquato da Silva Leitão também está recebendo novo tratamento paisagístico. Lá foram plantados 15 ipês e 1800 m2 de grama esmeralda serão plantados.

Uma nova licitação deverá estender as obras de revitalização às Avenidas Pádua Dias, Cássio Paschoal Padovani, Piracicamirim, Rio das Pedras e em parte da Alberto Vollet Sachs.

Acompanhem diariamente pelo site da Sedema – através do ícone SEDEMA EM AÇÃO  o  andamento das obras, ilustradas com fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário