sexta-feira, 21 de junho de 2019

E amanhã, sábado, o evento Passarinhada no Parque da Rua do Porto”,



Amanhã, sábado, 22 de junho, a partir das 8 horas, o Parque da Rua do Porto sedia o evento “Passarinhada no Parque da Rua do Porto”, uma atividade gratuita coordenada pelas biólogas Liliane Trevisan e Maria Eliana C. N. Gonçalves.

Para a observação das aves os interessados poderão utilizar binóculos, maquinas fotográficas ou mesmo celulares. Essa iniciativa surgiu a partir de um levantamento preliminar realizado pela bióloga Liliane Trevisan como trabalho de monografia da Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba, sob a orientação da Professora Maria Eliana C. N. Gonçalves. 

Foram identificadas 69 espécies de aves pertencentes a 31 famílias de 15 ordens distintas, entre eles gavião-carijó, martin-pescador, chupim, curruira-de-casa, sabiá-pocas, quero quero, anu-preto, anun branco, ferreirinho-relógio, sáira-amarelo, garça-branca- grande, socozinho, pica-pau-do-campo, entre outros.

O trabalho foi realizado diariamente durante seis meses, nos horários das 6 às 8 horas e no final de tarde a partir das quatro horas quando as aves voltam para buscar abrigo, informou Liliane Trevisan.

Segundo a Professora e orientadora sob a orientação da Professora Maria
Eliana C. N. Gonçalves que trabalha como observadora de aves há aproximadamente 30 anos “essa atividade que surgiu nos Estados Unidos e era muito comum na Europa como “Birdwatching” (observação das aves urbanas) tem crescido muito no Brasil.

“A partir de iniciativa simples como essa, podemos realizar essa atividade em muitos lugares, para qualquer pessoa, mesmo aquelas que tenham algum grau de dificuldade, porque não oferece nenhum risco. Continuando Eliana comentou “você tem ali um binóculo, às vezes nem isso, porque as vezes a ave está na sua frente. Muitas vezes essa atividade faz com que pessoas se interessem por fotografia. Existem muitos fotógrafos que se apaixonam pela atividade”.

Publicação em Revista Cientifica

O trabalho foi publicado numa Revista Científica – “geralmente o que acontece na universidades depois que terminamos o trabalho de monografia ou TCC (trabalho de Conclusão do Curso). É evidente que a publicação desse trabalho é importante para mim como bióloga mas também para a cidade como registro e da divulgação da informação”. Comentou Liliane

Sobre o trabalho, Liliane explicou que “percebemos que não havia nenhum trabalho sobre aves especificamente do Parque da Rua do Porto” e ela decidiu isso a partir da sugestão da orientadora Maria Eliana C. N. Gonçalves. 

Em 2015, a orientadora ministrou um curso sobre o tema para alunos da
biologia e despertou interesse em alguns. Sobre esse trabalho cientifico, a Professora comentou:  “quando você encontra alunos comprometidos que fazem um trabalho legal como o caso da Liliane e você pode retornar isso como um trabalho cientifico e fazer a divulgação para a sociedade que é o mais importante, senão você não dá visibilidade no que você faz. Muitas pessoas não entendem o que é fazer ciência. E a divulgação como foi feita com esse viés da Educação ambiental, com o auxílio da bióloga do Nea/ Sedema, Elisabeth da Silveira Nunes, a gente tem um trabalho mais próximo da divulgação cientifica”.  

E a importância de Espaços públicos como é esse Parque, que atrai as aves e você pode trazer o público para poder participar dessa atividade que é extremamente prazerosa sem graus de dificuldade.

O levantamento demorou seis meses quando registraram 69 espécies. Entre elas, algumas espécies migratórias que ficam durante um curto período, outras com mais frequência, sempre no mesmo lugar que fazem ninhos, que e outras raras como o conhecido príncipe o verão, que muda a plumagem de acordo com, a conforme a época.

Essa é mais uma atividade da programação da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) durante o mês de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário