terça-feira, 18 de junho de 2019

Sedema reativa o serviço de compostagem no Zoológico


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, por meio das equipes do Zoológico Municipal de Piracicaba e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), em parceria com a MinhaOca - Compostagem Caseira, reinaugura nesta quarta-feira, 19/06 às 15h30, a composteira do Zoológico, localizada atrás do aviário, próxima a portaria.

O objetivo é difundir ações sustentáveis, uma vez que a composteira tem um papel fundamental na reciclagem de resíduos orgânicos do Zôo e nas atividades de educação ambiental voltadas ao tema consumo responsável, resíduos sólidos e alimentação saudável.

Na quarta-feira, alunos e professores do Colégio Thales de Mileto, com visita agendada no Zoológico, foram convidados para prestigiar a reinauguração junto com o representante da MinhaOca e as equipes do Zôo, do Núcleo de Educação Ambiental e do Setor de Gerenciamento de Resíduos da SEDEMA. Na oportunidade os participantes poderão conhecer as diversas possibilidades de se iniciar processos de compostagem, sejam eles em grandes escala ou de forma doméstica. Além da estrutura, o Zôo receberá placas indicando a localização da nova composteira e também orientações sobre o processo de compostagem. Dessa forma, mesmo visitantes que estejam passando casualmente pelo local poderão se sentir estimulados a praticar a compostagem.

Com a reativação da composteira, o Zôo cumpre mais um objetivo de se tornar um espaço educador sustentável. Há alguns anos, no espaço onde funciona o Museu de Animais Taxidermizados foi implantado um coletor de água de chuva, cujas águas são reaproveitadas na limpeza do local. O mesmo prédio atualmente é considerado uma edificação modelo de sustentabilidade, dentro do Programa Município Verde Azul.

MinhaOca:

A MinhaOca Compostagem Caseira, parceria da Sedema nesse projeto, é uma empresa focada na gestão de resíduos sólidos urbanos, tendo em vista a valorização dos materiais de origem orgânica como objetivo. A empresa conta com uma estrutura de trabalho multidisciplinar desenvolvendo projetos personalizados de tratamento e valorização de resíduos orgânicos;
Os projetos apresentam soluções adequadas para cada caso, levando em conta as características físicas, logísticas e as especificidades dos resíduos gerados em cada local.

As soluções propostas pela MinhaOca podem ser aplicadas em condomínios, estabelecimentos comerciais, hotéis, restaurantes, eventos, instituições de ensino, entre outros.

Os resíduos sólidos orgânicos representam cerca de metade do volume encaminhado para aterros sanitários. Com esse sistema é possível reduzir essa quantidade e valorizar esses resíduos.

Mais informações sobre compostagem:
Minha Oca (19) 99809 3496 

Composteira

Local: Zoológico Municipal de Piracicaba
Quarta-feira: 19/06/2019
Horário: 15h30 - 16h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário