quarta-feira, 12 de junho de 2019

Semana do Meio Ambiente movimentou o Horto de Tupi


A programação da Semana do Meio Ambiente do Horto foi coordenada de forma conjunta pelas equipes da SEDEMA e da Estação Experimental de Tupi.

         A Estação Experimental de Tupi (conhecida como “Horto de Tupi”
começou sua programação da Semana do Meio Ambiente com as atividades do “Vem Passarinhar!”, realizado no domingo, 02, com a participação de cerca de 40 pessoas. Durante a atividade, conduzida pelo biólogo Valdir Felipe e desenvolvida no âmbito do programa “Vem pro Horto”, os participantes puderam registrar a presença de 35 espécies de aves diferentes, entre elas o pica-pau-rei, a saíra ferrugem, a gralha-do-campo, o bem-te-vi, o gavião carijó e o frango d'água.

         No Dia do Meio Ambiente, quarta-feira, 05, a especialista ambiental do Instituto Florestal Maria Luísa Bonazzi Palmieri, atendendo ao convite do Colégio Primeiro Porto, ministrou a palestra "Meio ambiente: o que eu tenho a ver com isso?", para os estudantes do 1° ao 5° ano. Foram abordadas as relações entre áreas naturais, água, consumo e resíduos.
,
Na quinta e sexta-feira, 06 e 07, as atividades foram relacionadas com os programas “EducaTrilha na Escola” e “PJ Tupi: educação integral e ambiental”. Na quinta, 06, ocorreu o 2º encontro do "EducaTrilha na Escola", com o seguinte tema: "Educação Ambiental: reflexões e práticas". Foram identificados os conhecimentos prévios sobre educação ambiental dos participantes por meio da dinâmica "Fato ou Fake", realizados trabalhos em grupos sobre textos de educação ambiental e uma apresentação dialogada sobre o tema, compartilhando resultados de pesquisas que realizadas por membros da equipe a respeito da temática. O próximo encontro (3º) será no dia 25/07, das 8h às 11h, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA/SEDEMA) e terá o seguinte tema: "A Educação Ambiental nas escolas e nas áreas naturais: reflexões e práticas". As inscrições para o programa estão abertas até o dia 28 de junho pelo site https://hortodetupi.wixsite.com/educatrilhanaescola.  

Na sexta-feira, 07/06, a coordenação de Educação Ambiental do Núcleo de Educação Ambiental – Nea/ Sedema e Estação Experimental do Horto promoveram uma reunião pedagógica com os professores e coordenação da Escola Estadual Pedro de Mello. Por meio da linguagem teatral, foi abordada a comunicação não violenta, a qual é fundamental para o trabalho em equipe e para a educação integral e ambiental.                                                             Para fechar a Semana do Meio Ambiente, o Horto sediou a atividade “Brincar é Educar”, que contou com a participação de cerca de 40 pessoas. Por meio da contação da história "As aventuras de Marina no Horto de Tupi", do "Mexe mexe das ilhas", "Esconde e acha" na trilha, "O que tem na cartola" e "Se eu fosse um mágico".

As atividades, apresentadas de forma lúdica, são utilizadas para trabalhar alguns temas relevantes para a preservação do Meio Ambiente como: a importância das áreas naturais, a posse responsável de animais domésticos (que não devem ser abandonados), os riscos de incêndio na área (e proibição de fazer churrasco), a biodiversidade do local e as relações entre áreas naturais, consumo e resíduos.

Durante as atividades, estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP) da disciplina “Ecologia Aplicada”, com orientação da equipe formada pelo Instituto Florestal e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (SEDEMA) coletaram sugestões para a melhoria da área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário