sexta-feira, 28 de junho de 2019

Praça dos Frades (Praça João XXIII) requalificada é entregue à população


O espaço de lazer foi adotado pela Unimed e será entregue nesse domingo, 30

Mais um espaço de lazer será entregue a população através do programa “Adote uma área”. Desta vez, a empresa parceira é a Unimed Piracicaba que adotou a praça João XXIII, localizada em frente à Igreja dos Frades, na Rua São Francisco de Assis, e será entregue nesse domingo, às 9h30, depois de passar por obras de requalificação.

A Praça dos Frades faz parte da lista das áreas verdes apresentadas pela Secretaria que necessitam de intervenção, não só por razões estéticas, mas também por questão de conforto e segurança para as pessoas que circulam no local.

As obras de requalificação daquele espaço foram realizadas em três etapas de acordo com o cronograma apresentado à Sedema pela empresa adotante:  a primeira foi a supressão de alguns elementos arbóreos, a limpeza fina e em seguida foram efetuadas as retiradas de restos de plantas que foram substituídas por novas espécies na implantação do paisagismo.

A requalificação da Praça dos Frades foi aprovada pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

De acordo com a arquiteta urbanista da Sedema, Claudia Nogueira “as praças são de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população, integrando a paisagem urbana com o meio ambiente”.

Ela diz que aquela praça possui uma grande importância social, tanto pela história ligada à criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, como pelo fluxo intenso de pessoas pelo local.

Com cerca de 1.300 m², a Praça dos Frades possui três canteiros forma orgânica, delimitados por guias de concreto. O elemento arquitetônico presente é a estátua de São Francisco de Assis localizada no centro de um dos canteiros.

ADOTE UMA ÁREA

O programa Adote uma Área, criado pela Sedema proporciona a oportunidade da Prefeitura revitalizar áreas verdes em parceria entre poder público e empresa, propiciando uma melhoria de vida, beneficiando todos os envolvidos.
O Projeto de revitalização da Praça dos Frades integra o processo 92593/2018 da Unimed.

A Sedema estima que a cidade possua mais de 150 áreas que poderiam ser mantidas através desta parceira. As empresas interessadas poderão procurar os técnicos da Sedema para viabilizar a “adoção” de outras áreas verdes da cidade. Segundo as regras do programa, os responsáveis pelas áreas adotadas se comprometem, através de um contrato, realiza
r a manutenção do espaço em troca de publicidade.
Mais informações sobre o programa Adote Uma Área podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-1205, com a arquiteta urbanista da Sedema Claudia Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário