quinta-feira, 27 de junho de 2019

Quatro novas academias acabam de ser instaladas em áreas verdes


A Prefeitura está completando 90 academias instaladas em diferentes bairros da cidade.


A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), instalou novas quatro academias somente nesta semana. 
Desta vez, os locais contemplados foram: Centro de Lazer Ipanema/Amã, localizado na Rua Sidney Luiz Brajão, Bairro Água Branca; Centro de Lazer Anhumas, localizado na Estrada Municipal/; Centro de Lazer Santo Antônio, na Rua Capitão Ricardo Mazzoneto e Praça Kiyoshi Mizuhira, localizada na Rua Irineu Lorandi, na Vila Monteiro.

Eduardo Farto, mora e trabalha muito próximo à Praça Kiyoshi Mizuhira,
Eduardo Farto e os colegas de trabalho 
explicou que optou por morar próximo ao serviço “justamente por causa da qualidade de vida. E aqui nessa praça nós temos bastante árvores, é um ambiente agradável”.

O morador pratica atividade física regularmente e estava ali aproveitando a hora do almoço para experimentar os equipamentos da nova academia e ficou surpreso ao saber que a Prefeitura está completando 90 academias instaladas em Piracicaba.  

Farto 
disse que vê a iniciativa “como uma inclusão para quem não tem condições de pagar uma academia, como acessibidade, integração. É a chance que as pessoas tem de encontrar outras pessoas e fazerem exercícios juntos, uma motiva a outra. Farto comentou também que “vejo também como a
possibilidade de inibir qualquer tipo de mau uso desse espaço, e completou “é capaz da pessoa ver a outra se exercitando e acaba influenciando a outra positivamente e talvez até acabe fazendo atividade ao invés de fazer “outras coisas”.

O protético Carlos Roberto Maiolli, mora ao lado da área verde há mais de 15 anos e tem uma ligação muito forte com a área. Maiolli explicou que ali há muito tempo atrás era um lixão, comentou que foi sugestão sua a construção da passarela que corta a área verdes para atender as necessidades dos moradores.

Na opinião do protético, “a ideia da academia aqui foi excelente. Ontem à tarde, mesmo vim aqui e tinha pais na academia, crianças no parquinho, se a gente trouxer as famílias para a praça espanta os frequentadores que faziam um mau uso do lugar”.   

O morador estava entusiasmado, disse que faz academia dentro de um clube – “mas nada vai me impedir de fazer atividade aqui também. Eu desconhecia esses aparelhos, já estamos bolando uma manhã de academia, pensamos até pensar na presença de um professor para dar instrução pra gente”.

Além das obras comuns, esses espaços de lazer também passaram por algumas intervenções essenciais de manutenção e reforma, de acordo com as necessidades individuais. As obras fizeram parte do pacote de obras de benfeitorias que a Prefeitura, através da Sedema realiza nas áreas de lazer da cidade.


De 2009 até o momento, a Prefeitura por intermédio da Sedema e, em parceria  com a Selam, está completando 90 academias instaladas diferentes bairros da cidade. 

As academias estão contribuindo de forma muito significativa para promover uma mudança no hábito do piracicabano na busca por uma melhor qualidade de vida. Esses equipamentos instalados próximos aos munícipes em muitos bairros, facilita o acesso das pessoas ao lazer relacionado à atividade física.

As atividades físicas possibilitam o combate ao sedentarismo, um dos grandes males da sociedade contemporânea com relação a saúde. Além disso, possibilitam uma maior autonomia para que as pessoas possam fazer seus exercícios nos aparelhos e equipamentos dessas academias implantadas em praças e parques públicos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário