quinta-feira, 6 de junho de 2019

Piracicaba é convidada para falar sobre a gestão de Resíduos Sólidos na cidade de Bauru


Seminário "Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos” acontece na sexta-feira, 07 dentro da programação da Semana Integrada do Meio Ambiente daquela cidade.


Discutir o gestão resíduos sólidos nos municípios é cada vez mais frequente, necessário e prioritário nos dias de hoje. Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a cidade de Bauru incluiu na programação o Seminário "Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos- PNRS".  A PNRS Lei Número 12.305 de 03/08/2010 e Decreto no. 7.404, de 23/12/2010).
Realizada pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bauru (Assenag) o Seminário "Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos" faz parte da Semana Integrada do Meio Ambiente em Bauru (Simab) e acontece na sexta-feira, 07 e tem vagas limitadas.

Programação

Na abertura do seminário o secretário de Meio Ambiente, Sidnei Rodrigues fará uma apresentação sobre "Andamento do Projeto de Modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) da Gestão de Resíduos Sólidos em Bauru".
Na sequência, o Grupo Reghine, através do economista Gerson Pinheiro, apresentará os desafios e propostas para a viabilidade das usinas de triagem e resíduos da construção civil.
A Estre Ambiental também estará presente, transcorrendo sobre a gestão de resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários, bem como a Coopeco, que discutirá os desafios e propostas da Cooperativa Ecologicamente Correta de Materiais Recicláveis de Bauru.
A gestão de Resíduos Sólidos de Piracicaba será demonstrada pelo engenheiro agrônomo da Prefeitura Carlos César Ambrosano, que apresentará case sobre a PPP de resíduos sólidos em Piracicaba.

Piracicaba tem se destacado na área de gerenciamento de resíduos sólidos e em outras questões relacionadas ao meio ambiente. A grande maioria dos municípios brasileiros não conseguiu ainda se adequar à Lei Nacional de Resíduos Sólidos, que preconiza que fabricantes e fornecedores devam aplicar a logística reversa, ou seja, receber de volta o produto fabricado e colocado no mercado.

E, antes da mesa-redonda de encerramento, as palestrantes Taciele Oliveira e Valdete Ventura, da Stericycle, falarão sobre a gestão dos resíduos dos serviços de saúde na região de Bauru.

Segundo um dos organizadores do Seminário, Aloísio Costa Sampaio, do Departamento de Biologia da Unesp, uma das parceiras do evento “ o objetivo é aproveitar o momento que Bauru está vivendo e discutir a modelagem da Parceria Público-Privada (PPP) em resíduos sólidos urbanos e rurais. A finalidade é mostrar os avanços que tivemos, mas também os desafios que enfrentamos em relação à coleta seletiva, à reciclagem e à logística reversa".

A oportunidade também é vista como um fomento a discussões em relação ao posicionamento da cidade no setor "Bauru vem em uma crescente na área ambiental, mas não podemos retroceder nesse aspecto após os ganhos das últimas décadas", diz Lélia Lourenço Pinto, vice-presidente de Agronomia da Assenag. "As discussões vêm aumentando nos últimos anos e isso é muito importante para levar os projetos para a prática", completa Gisele Moretti, administradora da Coopeco.

O público-alvo são os profissionais e estudantes de ciências ambientais, agrárias e biológicas. Porém, o evento é aberto aos demais profissionais que são engajados no assunto e quiserem participar.

Informações: (14) 3202-8130 e (14) 99114-1710

Nenhum comentário:

Postar um comentário