quarta-feira, 5 de junho de 2019

Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente



A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sedema, através do Núcleo de Educação Ambiental – Nea, realizou na manhã de hoje, 05/06, no Parque do Mirante, atividades para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Grupo de voluntários do Rotary Clube e do Lions e jovens do Instituto Formar participaram do evento que contou com a presença do Prefeito Barjas Negri e do secretário do Meio Ambiente – José Otávio Menten.

A bióloga do Nea/Sedema, Elisabeth Nunes Salles, fez a apresentação do
Programa “Nosso solo, nossa terra, nossa gente” que destaca a importância do solo para a vida na Terra, desenvolvido com foco no uso e ocupação do solo na cidade de Piracicaba.

Daniélli Cincotto Ursolini, presente ao evento com 35 alunos do Instituto Formar, é professora de sustentabilidade no curso de pré formação dos alunos para serem selecionados para trabalhar nas empresas. Durante a trilha pelo Parque, monitorada pela bióloga, comentou que “desde a primeira aula
falamos sobre a importância das árvores em nossa vida, dos alimentos, do clima, e, essa oportunidade deles vivenciarem isso aqui no Dia Mundial do meio Ambiente foi muito importante”.

Os convidados participaram, do plantio de duas mudas de árvores nativas no Parque do Mirante: uma Manduirana (Senna macranthera) e um Pau-brasil (Paubrasilia echinata) para marcar a data.

Durante o encontro, o Prefeito Barjas comentou sobre a importância da
preservação das Bacias, citou os avanços da cidade nos últimos 15 anos, como por exemplo, o fato da cidade possuir hoje 100% do esgoto tratado. Mas não é só isso: “Piracicaba teve muitos avanços, frutos de ações articuladas entre o setor público, a iniciativa privada e entidades sociais, culturais, esportivas e ambientais da cidade. Ações fundamentadas no desenvolvimento e sustentabilidade, como o descarte correto de resíduos
sólidos, implantação de corredores de ônibus, para dar fluidez ao trânsito, equacionamento da questão do tratamento de esgoto e muitas outras. Nos últimos 12 anos, foram plantadas mais de 1 milhão de árvores. 

Entre os programas de arborização da cidade, o Prefeito lembrou do programa Plante Vida, onde para cada criança que nasce na cidade uma árvore é plantada. “No município de Piracicaba nascem, em média, 15 crianças por dia, distribuídas pelas três maternidades, totalizando em média 5.500 crianças por ano”.


 O Plante Vida foi lançado em 2007 em parceria com as maternidades dos Hospitais: Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed completa 12 anos com o próximo plantio no sábado, 29/06, na área verde do Loteamento Residencial Tomazella, quando encerra também a programação mensal em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 




Mais informações, novos eventos poderão ser anexados a programação do mês e serão divulgados através do site da Sedema:
http://www.sedema.piracicaba.sp.gov.br/










Mais informações pelo telefone: 3417-9494






Nenhum comentário:

Postar um comentário