sexta-feira, 21 de junho de 2019

Sedema reativa composteira do Zoo


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, por meio das equipes do Zoológico Municipal de Piracicaba e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), em parceria com a MinhaOca - Compostagem Caseira, reativou a composteira do Zoológico Municipal, localizada atrás do aviário, próxima a portaria.
A nova composteira foi construída com a orientação da MinhaOca Compostagem Caseira, uma empresa focada na gestão de resíduos sólidos urbanos e parceira da Sedema nesse projeto.  De acordo com Marcel Thales Perenha Pinhel da MinhaOca, a empresa trabalha com resíduos em vários aspectos, mas segundo ele o “que importa é valorizar o resíduos orgânicos em si, que representa a maior volume nas residências”,
Marcel comentou que “ a cultura de reciclagem vem crescendo com relação aos resíduos de forma geral, mas os resíduos orgânicos que acaba representando o maior quantidade e volume tanto em Piracicaba como em todas as cidades do Brasil, ainda não temos esse olhar para o resíduo orgânico. Justamente esse, que além de ser a maior quantidade é também é o que é mais difícil de se trabalhar para lidar, é aquele que deixa um cheirinho desagradável no caminhão, é aquele que muitas vezes contamina na o reciclável inviabilizando a sua comercialização, mas também ao mesmo tempo é um dos únicos que a gente pode fazer a reciclagem um casa com tecnologia muito acessíveis
Continuando o responsável pela MinhaOca comentou que por mais que hoje o conceito de aterros sanitários tenham mudado muito da época dos lixões, com grande avanço, com Leis que regulamentam e controlam. Por mais que tenha avançado na questão de lixo orgânico reciclar o resíduo orgânico é muito simples. Precisamos trazer de volta essa cultura e com a compostagem tanto domestica doméstica como em escalas maiores podem trazer de volta  esses recursos, de utilizar esses nutrienetes que estão disponíveis ao invés de fabricar quimicamente, desperdiçando quando descartamos os resíduos orgânicos
Segundo q equipe de educação ambiental do NEA o objetivo dessa ação no Zoo é difundir ações sustentáveis, uma vez que a composteira tem um papel fundamental na reciclagem de resíduos orgânicos do Zôo e nas atividades de educação ambiental voltadas ao tema consumo responsável, resíduos sólidos e alimentação saudável.
Alunos e professores do Colégio Thales de Mileto, participaram da demonstração do representante da Minha Oca Ambiental. Alunos e professores puderam ver na prática o deverá ser feito no Zoológico. Os restos de comida dos recintos são recolhidos pelos tratadores e entregam ao funcionário responsável pela composteira,  . Cerca de 18 baldes serão entregues diariamente.
Manoel Messias da Silva, funcionário do Zoo, responsável por esse serviço, ficou entusiasmado com a novidade” é mais um aprendizado, eu vou usar como experiência pra mim pra sempre. Depois do treinamento e ver o resultado que a gente teve aqui já vou usar na minha casa.    
Com a reativação da composteira, o Zôo cumpre mais um objetivo de se tornar um espaço educador sustentável. Há alguns anos, no espaço onde funciona o Museu de Animais Taxidermizados foi implantado um coletor de água de chuva, cujas águas são reaproveitadas na limpeza do local. O mesmo prédio atualmente é considerado uma edificação modelo de sustentabilidade, dentro do Programa Município Verde Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário